Também levantador, primo de Bruninho leva tradição da família no vôlei para a nova geração

A família Mossa tem mais um representante no vôlei. Primo do levantador Bruninho, titular da seleção masculina, e sobrinho de Vera Mossa, ponteira da seleção brasileira na década de 80, o jovem João Gabriel Mossa carrega o sobrenome pesado no esporte para mais uma geração. Aos 19 anos, ele vai para a terceira temporada entre os profissionais do Vôlei Campinas.

A história da família no esporte começou com o avô de João Gabriel e Bruninho: Carlos Luiz Mossa, recordista brasileiro nos 110 metros com barreira e que chegou a jogar vôlei quando mais novo. Ele também é um dos principais incentivadores da carreira de João Gabriel e um dos mais “corneteiros”.

– As cobranças por conta de eu ser assim como o Bruno, levantador, são mais intensas. Dentro de casa mesmo. Meu avô, por exemplo, é o mais “chato”, mas ele que também me ajudou muito com o vôlei, isso porque quando criança, além de vôlei eu também praticava badminton e futebol. Mas meu avô sempre ia aos treino de vôlei e me ajudava lá, o que me fez melhorar e ver que era aquilo mesmo que eu queria.

“Depois de um tempo eu fui percebendo que o sobrenome pesa. E como todo mundo ao ouvir que também sou Mossa me associa ao Bruno, isso me dá força pra querer ser melhor e mostrar que não é por causa do nome que eu estou ali. Então esse DNA me motiva a querer ser melhor”

Sobre a relação com o primo famoso, João Gabriel tem em Bruninho uma inspiração e sempre procura os conselhos dele para seguir os passos de quem já construiu uma carreira de sucesso.

– Minha relação com o Bruno é bem legal, quando ele está por aqui, a gente conversa bastante, sobre os jogadores, treinos, como ele faz algumas coisas, como ele treina, e o legal é que ele me ensina, ele me passa o que ele sabe. Me mostra técnicas que ele aprendeu e me fala como fazer.

João Gabriel é um dos cinco jogadores formados nas categorias do base do Vôlei Campinas que serão integrados ao grupo principal. Além dele, o oposto Angellus, o líbero Pedrinho, o ponteiro Lima e o central Otávio completam o elenco para a próxima temporada.

Antes, o Vôlei Campinas já tinha confirmado cinco renovações (o levantador González, o ponteiro Vaccari, os centrais Michel e Melqui e o líbero Bruno Bello) e também cinco contratações (o levantador Cristiano, os ponteiros Temponi e Renan Bonora, o oposto Leandro Vissotto e o central Barreto).

– Estou muito feliz com o elenco que a gente formou e animado para começar a trabalhar. É um grupo que vai mesclar experiência com juventude, o que vai nos dar segurança para crescermos como equipe em busca dos nossos objetivos e seguir desenvolvendo os jogadores mais jovens – comentou o técnico Horácio Dileo, que vai para a terceira temporada seguida no comando do time.