Muito além do carisma: o que o Flamengo pode esperar para a volta de Rodinei?

O Flamengo espera por um Rodinei diferente na próxima semana no Ninho do Urubu. Emprestado ao Internacional, o lateral-direito retorna ao clube com avaliação positiva e status de reforço para Rogério Ceni em um momento providencial, em que Isla ficará cerca de 40 dias à disposição da seleção chilena.

O contrato do jogador com o Internacional termina na próxima segunda-feira, mas a despedida acontecerá nesta quarta, diante do Always Ready, da Bolívia, às 19h (de Brasília), no Beira-Rio. Punido com uma partida por invasão de campo na última rodada do Brasileirão passado quando estava suspenso justamente pela expulsão contra o Flamengo, Rodinei está fora do duelo com o Sport, pela primeira rodada da edição de 2021.

Rodinei em números

No Flamengo (2016-2019)

154 jogos (124 como titular)

12.254 minutos em campo

8 gols

14 assistências

0,14 média de participação em gol

No Internacional (2020-2021)

52 jogos (46 como titular)

4.480 minutos em campo

3 gols

8 assistências

0,21 média de participação em gol

Nos bastidores, cogitou-se até mesmo uma rescisão para que retomasse sua trajetória no Flamengo já nesta semana, mas os departamentos jurídicos acharam prudente que a suspensão fosse cumprida ainda com a camisa colorada. E tanto as estatísticas quanto as avaliações dos profissionais rubro-negros indicam como positiva a passagem por Porto Alegre.

Reserva de Rafinha nas conquistas do Brasileirão e da Libertadores de 2019, Rodinei tem contrato com o Flamengo até o fim de 2022 e foi liberado por Jorge Jesus para que tivesse mais oportunidades. Foi o que aconteceu com os três treinadores que o comandaram no Beira-Rio. Fosse Coudet, Abel Braga ou Miguel Angel Ramirez, lá estava ele na lateral do Inter.

E o rendimento ofensivo foi melhor do que nas quatro temporadas em que defendeu o Flamengo. Pelo Colorado, Rodinei marcou três gols e deu oito assistências, uma média de 0,21 de participação em gol por jogo contra 0,14 vestindo vermelho e preto, onde foi às redes oito vezes e deu 14 assistências em quatro anos.

Se o objetivo no Sul era ganhar rodagem, deu certo. Rodinei jogou 52 partidas, 46 como titular, e ficou 4.480 minutos em campo. Marcado pela expulsão diante do Flamengo, quando um torcedor pagou R$ 1 milhão para que jogasse, o lateral foi muito além do folclore na passagem pelo Colorado.

Contratado a Ponte Preta em 2016 e com 154 partidas pelo Flamengo, terá a chance de retomar a trajetória e com promessa de oportunidades. Com Isla no Chile para as eliminatórias para Copa do Mundo e Copa América a partir de segunda-feira, Rodinei terá a concorrência de Matheuzinho para convencer Rogério Ceni e o torcedor de que voltou para ficar.

Abel Braga, ex-treinador do Inter

“Ele foi muito bem (no Inter). Muito! Não foi pouco, não. Seguro. Não vai toda hora naquela empolgação que ia, deu bastante assistência, principalmente em escanteios e cruzamentos. Muito bom! Vai voltar ao Flamengo mais maduro, não tenho dúvidas disso. É um jogador que todo clube quer”

Paulo Nunes, comentarista do Grupo Globo

“Com certeza, ele volta mais confiante, mais seguro. A qualidade todo mundo sabe que tem. Bate bem na bola, é inteligente, e vem mais cascudo, mais experiente, mais rodado, com sequência de jogo. Você adquire confiança, aprende mais o espaço que tem que ocupar, a leitura de jogo melhora. Jogou em um time muito pesado como o Inter, onde a cobrança é enorme.

Ele sabe da dificuldade que é jogar no Flamengo, sabe que, para ele, é quase erro zero. Qualquer erro que tiver, a torcida volta a pegar no pé, mas volta muito mais amadurecido. É um jogador que sempre que foi bem aproveitado mostrou suas qualidades.

Acredito muito na possibilidade dele voltar bem para o Flamengo, ter sequência e pegar de novo a confiança do torcedor. Vai jogar em um time muito qualificado, com várias posições com jogadores com qualidade. Você jogando com jogador bom, você melhora. Acredito muito que o Rodinei vai ter um crescimento gigantesco nesta volta”

Eduardo Deconto, setorista do Inter

“Rodinei se despede do Inter em seu melhor momento pelo clube e com números muito sólidos para retornar ao Flamengo em alta. Ele é um dos jogadores que mais participa de gols na equipe na temporada, com dois gols e sete assistências em 13 jogos. Mas nem sempre foi assim.

O lateral nunca foi unanimidade entre os torcedores, pelo contrário. Foi contestado por boa parte da torcida desde sua contratação, com aval de Eduardo Coudet. Nem por isso, ele deixou de ser importante no elenco colorado. Ele foi titular com todos os treinadores com que trabalhou.

Mesmo sob contestações, Rodinei era titular com Coudet até a chegada de Saravia. Ele até perdeu espaço para Heitor após a lesão do argentino, mas recuperou e encerrou 2020 como dono absoluto da posição com Abel Braga.

Tanto que um torcedor colorado pagou R$ 1 milhão para que ele atuasse contra o Flamengo no Brasileirão do ano passado. Além do carisma no grupo, sempre foi visto como um jogador de intensidade e de segurança defensiva para a equipe”.