Marcado para o fim de outubro, ATP 500 da Basileia é cancelado em razão da Covid-19

Terceiro maior torneio indoor do mundo, o ATP 500 da Basileia deste ano não vai mais acontecer. Nesta terça, a organização do evento emitiu comunicado confirmando o cancelamento do torneio marcado inicialmente para o período de 24 de outubro a 1° de novembro. O motivo é a incerteza médica, social e econômica em razão da pandemia do coronavírus, uma vez que os organizadores acreditam ser inviável promover a competição sem público.

– A ATP aprovou o cancelamento. A organização do torneio já havia declarado em meados de junho que seria inviável organizar o evento devido a incerteza médica, social e econômica ligada à situação – disse o ATP 500 da Basileia no comunicado.

A organização vinha tentando o cancelamento desde maio, quando ficou definido que eventos com público não seriam realizados na Suíça. Em junho, porém, as autoridades recuaram nas restrições criando uma escala que permitia a realização de competições com até 3 mil espectadores naquele momento.

Para outubro, a previsão é que o país possa ter torneios com até 10 mil torcedores, o que ainda é pouco para os padrões do ATP 500 da Basileia.

– Infelizmente o coronavírus não conhece nenhum amigo. E possíveis jogos sem torcida ou distanciamento social estavam fora de questão para nós desde o início – afirmou o diretor do torneio, Roger Brennwald.

Os ingressos adquiridos para a edição deste ano terão os valores devolvidos. Para 2021, o ATP 500 da Basileia está marcado para acontecer entre 23 e 31 de outubro.