Guilherme Madruga vence o Prêmio Puskás 2023

Anunciado pelo Cuiabá nesta segunda-feira, volante recebe troféu por golaço de bicicleta marcado com a camisa do Botafogo-SP

Em uma emocionante cerimônia realizada em Londres nesta segunda-feira (15), o volante Guilherme Madruga, atualmente atuando pelo Cuiabá, foi o vencedor do Prêmio Puskás, que reconhece o gol mais bonito da temporada. Madruga assegurou o troféu por um incrível gol de bicicleta marcado durante sua passagem pelo Botafogo-SP, em uma partida contra o Novorizontino pela Série B do Campeonato Brasileiro em 27 de junho do ano passado.

O brasileiro superou outros finalistas de peso, incluindo Nuno Santos, do Sporting, e Julio Enciso, do Brighton, para conquistar o prêmio. Esta é a terceira vez que o Brasil leva para casa o Prêmio Puskás, com Neymar em 2011 e Wendell Lira em 2015 sendo os vencedores anteriores.

Ao receber o troféu, Guilherme Madruga expressou sua gratidão: “Um dia único na minha vida. Com certeza está marcado na minha história e também na memória de todos que me acompanham desde o começo da minha trajetória.”

O Prêmio Puskás, concedido desde 2009 pela Fifa, já destacou alguns dos gols mais memoráveis do futebol mundial. Madruga agora se une à lista de vencedores notáveis, que inclui Cristiano Ronaldo, Neymar, e outros talentos excepcionais.

A cerimônia também ofereceu um vislumbre da diversidade e excelência no futebol, com outros prêmios como Melhor Jogador e Jogadora, Melhor Goleiro, Melhor Técnico, Gol Mais Bonito, Fair Play e Torcedor, todos sendo reconhecidos no âmbito do Fifa The Best. O processo de votação, envolvendo jornalistas, capitães e técnicos de seleções, bem como a participação do público, contribui para tornar a premiação um reflexo abrangente das conquistas no futebol global.

Vale ressaltar que, desde 2016, a Fifa considera a temporada europeia como o período de análise para os prêmios. No entanto, devido à realização da Copa do Mundo no final de 2022, a edição de 2023 do The Best levou em consideração um ano e meio, de agosto de 2021 a dezembro de 2022, na votação.

Enquanto o Fifa The Best celebra os melhores do futebol mundial, a Bola de Ouro, entregue pela France Football, continua a ser uma honra separada, com Lionel Messi recebendo o prêmio de melhor jogador em 2023.