Aos 32 anos, bicampeão mundial de snowboard morre afogado enquanto pescava na Austrália

Bicampeão mundial de snowboard cross, o australiano Alex “Chumpy” Pullin, de 32 anos, morreu afogado nesta quarta-feira enquanto pescava com um arpão no mar em Palm Beach, na cidade de Gold Coast, na Austrália. Ele foi porta-bandeira do país nas Olimpíadas de Inverno de Sochi 2014 e competiu nos Jogos em 2010, 2014 e 2018.

– É um dia muito triste para todos nós – falou Ian Chesterman, que comandou a delegação da Austrália nas três edições das Olimpíadas de Inverno em que Alex Pullin esteve presente.

A polícia local afirmou que um mergulhador estava na área e o localizou no fundo do mar, chamando a atenção para surfistas na água que ajudaram a resgatar seu corpo. Ele estava sem máscara de oxigênio e com um arpão. Os socorristas ainda tentaram reanimá-lo, mas nada mais podia ser feito.

– Nossas mais profundas condolências para a família do Alex, bem como seus colegas de equipe e estafe. Alex era um amado membro da nossa comunidade e sentiremos muito sua falta – disse a Snow Australia, entidade que cuida de seu esporte no país, em um comunicado oficial.

Alguns atletas se manifestaram nas redes sociais. Mick Fanning, que é tricampeão mundial de surfe e compatriota de Alex, foi um deles:

– Alex era cheio de vida! Sempre sorrindo e cheio de energia. Ele conseguiu tanto no esporte, mas o trabalho e dedicação que colocava em seu ofício eram inigualáveis. Nunca vi alguém trabalhar tão duro quanto Chumpy. Sua humildade e alegria de viver foram inspiradoras. Sou honrado de tê-lo conhecido. Mandando amor à sua família e à sua linda namorada.

– O mundo vai sentir saudades de um ser humano tão talentoso, um bicampeão mundial sem ego e sem egoísmo que é melhor amigo de todos – o que nem sempre é o caso com atletas de elite. Ele será para sempre uma influência positiva nos esportes de inverno e será sempre lembrado.

“Chumpy” levou o título mundial de snowboard cross em 2011 e 2013. Em Pyeongchang, na edição de 2018 dos Jogos de Inverno, acabou na sexta colocação. Essa foi sua melhor posição em três participações olímpicas.