Belinati dispara com 48,3%, Boca Aberta tem 14,2% e Tiago Amaral 3,8%, aponta pesquisa

O Instituto Multicural, em parceria com a Paiquerê 91,7 e a Folha de Londrina, realizou, entre os dias 26 e 28 de outubro, mais uma pesquisa de opinião pública, visando as eleições 2020.

Para este tipo de trabalho a margem de erro é de 3% para mais ou para menos em um intervalo de confiança de 95%.

O cálculo para saber quantos devem ser entrevistados obedece uma fórmula estatística e depende da margem de erro, intervalo de confiança e características da amostra. Para o projeto foram realizadas 864 entrevistas individuais no total.

Perguntas

Um dos questionamentos foi a respeito de quem o entrevistado votaria para prefeito de Londrina, sem revelar o nome dos candidatos. A maioria respondeu que não sabe (38,2%), enquanto Marcelo Belinati (36,5%) foi o candidato mais lembrado.

SE A ELEIÇÃO FOSSE HOJE, EM QUEM O(A) SR(A) VOTARIA PARA PREFEITO DE LONDRINA? (ESPONTÂNEA)

No mesmo questionamento, porém revelando o nome dos candidatos, Marcelo Belinati seguiu sendo o mais mencionado pelos entrevistados, com 48,3% das intenções de voto. Boca Aberta, com 14,2%, foi o outro único candidato que ficou acima das opções não sabe (13,3%) e branco/nulo (6,9%).

SE A ELEIÇÃO FOSSE HOJE, E OS CANDIDATOS FOSSEM ESTES, EM QUEM O(A) SR(A) VOTARIA PARA PREFEITO DE LONDRINA? (ESTIMULADA)

Levando em conta apenas os votos válidos, Marcelo Belinati teria 60,5%, o bastante para ser eleito prefeito de Londrina no primeiro turno.

SE A ELEIÇÃO FOSSE HOJE, E OS CANDIDATOS FOSSEM ESTES, EM QUEM O(A) SR(A) VOTARIA PARA PREFEITO DE LONDRINA? (ESTIMULADA – VOTOS VÁLIDOS)

Também foi questionado aos entrevistados sobre quem eles acreditam que vencerá as eleições, e o favoritismo ficou com Marcelo Belinati (65,3%).

INDENPENDENTE DE QUEM O(A) SR(A) IRÁ VOTAR QUEM SERÁ O PRÓXIMO PREFEITO(A) DA CIDADE DE LONDRINA, OU SEJA, O CANDIDATO QUE VENCERÁ AS ELEIÇÕES?

Pesquisa

A pesquisa foi realiza na zona urbana e rural do município de Londrina.

O trabalho de campo foi realizado no período de 26 a 28 de outubro de 2020, e o controle de verificação de dados 29 de outubro de 2020, conforme cronograma abaixo.

Bairros Visitados:

Norte (01): Coliseu, Jd. Império do Sol, Pacaembu, Sta Mônica, Alpes, Ouro Verde.
Norte (02): Parigot de Souza, José Giordano, Vivi Xavier, Violin, Maria Cecília, Semiramis.
Norte (03): Catuaí, Novo Amparo, Lindoia, Mister Thomas, Farid Libos.

Sul (01): Guanabara, Cláudia, Bela Suiça, Petrópolis, Mediterrâneo, Palhano.
Sul (02): Cafezal, São Lourenço, Três Marcos, Jamile Dequech, Ouro Branco, União da Vitória.

Centro(01): Agari, Vila Nova, Recreio, Vila Portuguesa, Casoni.
Centro (02): Jd. Canadá, Londrilar, Quadrilátero Central Goias.
Centro (03): Vila Brasil, Higienópolis, Ypiranga, Londrilar, Ipanema.

Leste (01): Sta Teresinha, Castelo, Ernani Moura Lima, Yara, Waldemar Hauer, Vila Isabel, Ideal.
Leste (02): Brasilia, Aeroporto, Antares, Cervejaria, Interlagos, Morumbi.

Oeste (01): Quebec, Araxá, Bancários, Champagnat, San Remo, Jd. Edy.
Oeste (02): Bandeirantes, Jamaica, Industrial, Tókio, Olímpico, Sabará.
Oeste (03): Shangri-lá, Jd. Do Sol, Leonor, Sta Rita II, Santiago, Jd. Leste-Oeste.

Rural: Warta, Paiquerê, Irerê, Guaravera, Lerroville, São Luiz e Patrimônio Regina.

Para este tipo de trabalho a margem de erro é de 3% para mais ou para menos em um intervalo de confiança de 95%. O cálculo para saber quantos devem ser entrevistados obedece uma fórmula estatística e depende da margem de erro, intervalo de confiança e características da amostra. Para o projeto foram realizadas 864 entrevistas individuais no total.

O estudo foi elaborado pela equipe do Instituto Multicultural sob a supervisão diretor estatístico e proprietário da empresa prof. Edmilson Vicente Leite, Matemático, e especializado em Estatística pela ESAB de São Paulo (SP) e do gerente de projetos Pedro Souza Leite, Engenheiro Civil. Todas as informações de dados gerais, da população e da localidade, foram colhidas e analisadas até o momento de fechamento deste relatório. Estas informações estão sujeitas a variações e alterações do cenário social e econômico analisado que poderão modificar os resultados estimados neste estudo.

As informações contidas neste relatório tem consentimento do INSTITUTO DE PESQUISA MULTICULTURAL para divulgação, pois foi registrado junto ao TSE em cumprimento ao que dispõe o art. 33º e seus §§ 1º e 2º da Lei nº 9.504/97, assim como o art. 10º da Resolução TSE nº 23.600/2019, protocolizada sob o nº PR-08196/2020.