Municípios decidem pela retomada parcial de atividades

Na manhã desta sexta-feira (27), prefeitos de todo o Paraná se reuniram por videoconferência para discutir medidas preventivas ao contágio do novo coronavírus (Covid-19).

Participaram da conferência representantes das Associações dos Municípios do Paraná, o secretário da Casa Civil do Paraná Guto Silva, o secretário de Estado da Saúde Beto Preto e outras autoridades.

Números

Na reunião, os prefeitos tiveram acesso a projeções do governo estadual sobre a pandemia. Segundo documentos aos quais o Portal Agora teve acesso, o governo prevê que “a pandemia ainda vai chegar”, com cenário crítico entre o fim de abril e meados de maio.

A previsão inicial é de 1.500 mortes no Paraná por conta do novo coronavírus. Diante dessa projeção, o governo pretende ampliar a oferta de leitos de UTI, para tentar reduzir ao máximo esse número. A Saúde já providenciou a instalação de 317 novos leitos em todo o estado.

Há uma mobilização da Saúde para que os resultados dos testes sejam mais rápidos, e saiam em no máximo 48 horas. Um cargueiro da Força Aérea está na China para buscar equipamentos, materiais e medicamentos. A previsão de chegada ao Paraná é entre sete e oito de abril.

Social

Como publicado anteriormente pelo Portal Agora, o governo está adquirindo cestas básicas para distribuir para a população economicamente vulnerável e mantém a merenda escolar para os alunos de baixa renda. Os municípios vão se mobilizar para estabelecer ações para moradores de rua.

Retomada do comércio

Durante a reunião, ficou definido que os prefeitos vão buscar alternativas para a reabertura de lojas. Até segunda-feira, a proposta da AMP é que os 399 municípios adotem medidas padronizadas em relação ao isolamento social e ao funcionamento das atividades comercial, industrial e de prestação de serviços.

Setores essenciais

Durante a videoconferência foi estabelecido que os setores essenciais devem funcionar. Municípios devem seguir o que determina a União e o Estado.

Indústria e construtoras

Em cidades onde a indústria e construção civil parou, a ordem é retomar atividade, com os critérios de aglomeração mínima, oferta de EPIs e locais e produtos de higiene pessoal.

Amusep

Ainda nesta sexta, a Associação dos Municípios do Setentrião Paranaense (Amusep), que é presidida pelo prefeito de Mandaguari, Romualdo Batista, se reúne para rever os decretos da região. Após a videoconferência desta manhã, a tendência é de que cidades da região retomem parcialmente as atividades do comércio.