Há 50 anos, a hora mais gostosa do dia
Informe Publicitário – Em abril, a Cooperativa Central Aurora Alimentos completa 50 anos aos quais vem somando cooperação e muitas conquistas. É um marco que representa o trabalho, talento e dedicação de muitas pessoas e famílias que estão envolvidas diariamente em cada processo e tornam tudo possível.
Estes 50 anos é só mais um capítulo desta grande história que iniciou no ano de 1960, assinada por dezoito empreendedores que representavam oito cooperativas da região Oeste de Santa Catarina, sendo o Sr. Aury Luiz Bodanese o líder desta grande jornada, construída através do esforço destes e na aquisição de silos e armazéns, além de frotas para escoamento da produção, disputando em condições de igualdade com as maiores corporações do setor.
Assim, no ano seguinte foi possibilitado a aquisição de 22 caminhões que colocou Santa Catarina como ponto de partida para levar a hora mais gostosa aos mais diversos estados brasileiros e, posteriormente, para o mundo.
Hoje, formada por mais de 10 mil empregados e 65 mil famílias de empresários rurais, associados às 11 cooperativas singulares filiadas ao Sistema Aurora – localizadas no Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Mato Grosso do Sul – disponibiliza de um mix variado de produtos com qualidade e máxima segurança alimentar, feitos para deixar ainda mais saborosa toda e qualquer hora do dia.
Foto: Felipe Ballin
Para que toda essa qualidade e confiança seja garantia sempre, além de pensar no bem-estar animal, a Aurora mantém no campo mais de 500 profissionais de diversas áreas para auxiliar os produtores no manejo, nutrição e genética. São mais de duas décadas em que o Programa de Desenvolvimento de Produtores Rurais Cooperativistas, denominado Encadeamento Produtivo – considerado o maior programa de estímulo ao desenvolvimento das pequenas e médias empresas ligadas ao agronegócio do sul do Brasil -, que vem auxiliando milhares de produtores rurais a desenvolverem o trabalho no campo com foco e assertividade, garantindo os melhores resultados econômicos e sociais, ou seja, em toda a cadeia produtiva.
Mais que seu potencial industrial, a Aurora valoriza cada empregado.
Sob os princípios do cooperativismo, a Aurora desenvolve programas baseados no modelo de gestão do tripé da sustentabilidade em que são levantadas questões como: envolvimento e desenvolvimento educacional através do Programa de Desenvolvimento Profissional.
Foram R$ 3,9 milhões investidos no desenvolvimento profissional de seus empregados, totalizando aproximadamente 450 mil horas de cursos.
Além deste compromisso com empregados, a cooperativa tem grande preocupação com seus impactos ambientais, por isso, tem a sustentabilidade como um dos valores. Desta forma, institui melhores práticas de trabalho, no campo e nas plantas industriais em prol da consciência ambiental, buscando produzir de forma sustentável e reduzir ao máximo os impactos em decorrência de suas atividades.
Qualidade de vida não está só na alimentação, pensando assim a Aurora mantém a Fundação Aury Luiz Bodanese que conta com 8 programas e diversas ações socioambientais para a comunidade em geral.
Pautada nos pilares da ética, cooperação, confiança, respeito e transparência, chega a comunidades em que a Aurora Alimentos atua levando através do trabalho social, ambiental e cultural.
No parque fabril, a Aurora mantém unidades industriais de suínos, aves e leite, fábricas de rações, unidades de ativos biológicos (incluindo granjas, incubatórios e unidade de disseminação de genes), unidades de venda, de exportação, distribuição e a sede central (matriz).
Foto: Casa na Árvore Filmes
Mais que isto, a Aurora oferece aos seus consumidores, nacionais e internacionais, um mix composto por mais de 850 produtos compostos por mais de 850 produtos composto por carnes de aves, suínos, massas, vegetais, lácteos e seus derivados, peixes e suplementos para nutrição animal, e está presente em todas as regiões do Brasil com mais de 100 mil pontos de venda.
A Aurora é a 3ª maior exportadora de carne suína e de frango, com produtos embarcados para mais de 80 países de cinco continentes.
No Brasil e no mundo, a Aurora tornou-se paradigma de sustentabilidade, qualidade em alimentos, compromisso com o bem-estar social e respeito ao meio ambiente – tudo temperado pelos princípios do cooperativismo universal. Assim é o cooperativismo que acalenta sonhos, realiza-os pela força do trabalho e faz seus frutos retornarem de forma proporcional à contribuição de cada um.
Para celebrar o cinquentenário, a Cooperativa definiu o lema “A Soma de todos nós”. Representa a soma de cinco décadas de experiência, pessoas determinadas a fazer dar certo, do campo e da indústria, de mais de 100 mil famílias que diariamente levam à mesa dos brasileiros produtos dos quais nos orgulhamos. Essa é a história da Aurora, a prova de que cooperar dá resultado quando pessoas vem antes dos números, quando gente conta mais que tudo.
Ontem, hoje e no futuro, somar garra, carinho e dedicação sempre dá resultado.
“A soma de todos nós, o imenso capital humano que faz a Aurora é nosso maior patrimônio. Imensa gratidão e esses homens e mulheres que – nos campos e nas cidades, nas indústrias e nas fazendas – mantêm essa admirável dinâmica de trabalho produtivo. Vamos em frente. Os próximos 50 anos nos esperam”, assim define Mário Lanznaster, presidente e diretor industrial da Cooperativa Central Aurora Alimentos.