“As regiões Norte e Nordeste do Brasil estão mais ligadas ao inverno do hemisfério Norte”

O ministro interino da Saúde, general Eduardo Pazuello, nesta terça-feira 09/06, disse que as regiões Norte e Nordeste poderão sofrer mais com o coronavírus por estarem ligadas ao inverno norte-americano, e vira piada na internet.

“Para efeito da pandemia, podemos separar o Brasil em Norte e Nordeste, que é a região que está mais ligada ao inverno do hemisfério Norte, são as datas do hemisfério Norte que temos inverno, e ao Centro-sul, Sudeste, Centro-Oeste, que é a região que ‘tá’ mais ligada ao inverno do hemisfério Sul”, disse Pazuello.

O Ministro fez confusão nesta afirmação, pois o Brasil tem a maior parte de seu território localizado no hemisfério Sul, com uma pequena parte acima da Linha do Equador, no hemisfério Norte. Mesmo as partes dos estados do Amazonas, Pará, Roraima e Amapá ultrapassando a linha imaginária do Equador, não são afetadas diretamente pelas estações do hemisfério Norte devido à latitude.

A latitude é um termo utilizado na Geografia para avaliar a distância de um ponto no globo terrestre em relação à linha do Equador. Quanto mais próximo à linha do Equador, maiores são as temperaturas, e quanto mais distante da linha do Equador rumo aos polos, mais baixas são as temperaturas. Isso ocorre devido à curvatura da superfície terrestre, que faz com que a região do meio do globo (linha do Equador) fique mais exposta à energia solar de forma perpendicular, concentrando os raios solares. Mas a medida que partimos da linha do Equador e avançamos rumo aos polos, a energia solar chega inclinada obedecendo a curvatura da  Terra, dissipando calor. Para ficar mais fácil de entender este fenômeno, imagine uma lanterna acesa: apontando diretamente à uma superfície, a luz é concentrada e mais intensa, mas se inclinar a lanterna, perceberá que a luz irá dissipar e ficar menos intensa.

Existem ainda, outros fatores que influenciam nas temperaturas, como a altitude, massas de ar, maritimidade, continentalidade, etc. Mas o que realmente determina as estações do ano é o movimento da Terra em torno do Sol (translação) ao longo do ano. Enquanto se tem verão no hemisfério Norte, temos inverno no hemisfério Sul. Do mesmo modo, enquanto é outono no hemisfério Norte, temos a primavera no Sul e o inverso ocorre em ambos os casos. Contudo, nas regiões próximas à linha do Equador, as estações do ano são menos definidas em razão da exposição solar, tornando estações de transição como o Outono e a Primavera quase imperceptíveis, sendo calor em maior parte do ano.

Portanto, ainda que as regiões Norte e Nordeste do Brasil estejam mais próximas do hemisfério Norte em relação às demais regiões, o inverno norte-americano não interfere diretamente em nosso clima, nem amplia os efeitos da pandemia em razão disso.

 

Allan Gimenes é

professor de Geografia