Natal, Vida que renasce pela Luz e pela Fé e semeia o Amor!

Texto escrito por Maria Inês Botelho

Natal é momento de beleza singela e indescritível. É ponto de união entre o Céu e a Terra, verdadeiro cenário representativo do amor de Deus pelos homens.

Natal é Vida que renasce pela Luz e pela Fé, todos os anos, em nossos corações, semeando o Amor e trazendo a esperança para a humanidade através da árvore denominada Vida, que se cerca de bençãos e alcança realizações plenas.

Natal traz em seu ventre o bendizer o Menino Deus, que se traduz pela poesia que encanta, pela rima que se estabelece, pela harmonia que surge e permanece, pela construção de espaço onde o Bem Coletivo é envolvido pelo amor cristão.

Natal insere muita magia no ar. A alegria surge e se estampa no humano que há presente no Divino. Inúmeros sonhos brotam deste universo que faz o coração sorrir.

Para viver este encantamento que o Natal congraça, e a maravilhosa história que traduz, é preciso ter a felicidade presente na alma e a fé a brotar em profusão no coração.

Para aplaudir o nascimento do Deus Menino é preciso ter os olhos voltados para o Alto, a ação solidária e fraterna sendo praticada e o amor estar consignado em cada ato com o irmão.

Viver o Natal, portanto, é:

  • sentir o Deus Menino ser o Senhor do Natal e os homens se encontrarem como irmãos;
  • enxergar a verdadeira essência que há nessa celebração e valorizar o acontecimento que marcou a nossa salvação para a eternidade;
  • alegrar-se pela concretização de Deus feito Homem eque apresentou ao Mundo o Evangelho e as Boas Novas a todas as criaturas;
  •  bendizer o Deus Menino que traz vida plantada na felicidade e no amor;
  • estender a teia da vida a vidas que estendem as suas mãos;
  • oportunizar mais Luz à vida de pessoas próximas ou distantes.

   Vivamos intensamente esse momento cristão. Registremos, com bastante singeleza, a história de nossas vidas e a perenidade que o Natal reflete.

   Seja nele feliz e abençoado (a). Seja partícipe da comunhão e do congraçamento cristãos. Seja Fé viva e registro do Bem temporal. Seja Vida que produz essências em outras Vidas.

Maria Inês Botelho reside em Mandaguari (PR-BR). Atuou como professora no Ensino Médio e  no Ensino Superior e na Supervisão Escolar em escolas do Ensino Fundamental – séries iniciais.  Possui várias pós-graduações. Foi prefeita e vereadora pelo município de Mandaguari (PR-BR). É ex-Presidente da Federação Internacional Elos da Comunidade Lusíada. Atua nele, hoje, como membro do Conselho Superior Consultivo e Tesoureira Internacional. É governadora do Distrito Elista-4. É Presidente do Elos Clube de Mandaguari (PR-BR). Neste atua, também, como revisora de Boletins e  de obras literárias. Pertence a diversas academias, dentre outras: membro titular: Academia de Letras, Artes e Ciências Centro-Norte do Paraná – sede em Apucarana (PR-BR), Academia Internacional União Cultural – sede no Rio de Janeiro (RJ-BR), Academia Brasileira Rotária de Letras – seccional Paraná (BR), Academia de Letras do Brasil – seccional do Rio Grande do Sul, Academia  Luso-Brasileira de Letras  do Rio Grande do Sul (BR); é membro correspondente da Academia de Letras, Artes e Ofícios de Taubaté (SP-BR), da Academia Rotária de Letras, Artes e Cultura – ARLAC no grau de Oficial – Taubaté (SP-BR), da Academia de Letras “Juvenal Galeno”- Fortaleza (CE-BR), da Academia de Letras e Artes de Praia Grande (SP-BR). É membro titular do Centro de Letras do Paraná (Curitiba – PR/BR), do Movimento Nacional Elos Literários – Salvador (BA-BR), do Movimento Internacional Lusófono – Brasil, da União de Profissionais do Jornalismo, Artes e Literatura – Unijore/Maringá (PR-BR), da Confraria de Maringá (PR-BR), da Associação de Jornalistas e Escritoras do Brasil/AJEB – seccional Paraná (PR-BR), do Observatório da Língua Portuguesa – Lisboa (Portugal), .  É Delegada para o Paraná da Association D’Art, Littérature et Solidarité – Genebra (Suiça). Tem prefácios e apresentações em livros  de escritores acadêmicos e de outras instituições literárias e de escritores independentes. Atua, também, como revisora de livros, textos, poesias, crônicas, contos, a serem publicados. É coordenadora e apresentadora do programa “As crianças e o universo literário infantil contadas na rádio Agora – FM, semanalmente, em nome do Elos Clube de Mandaguari. É ex-Presidente do Conselho Estadual da Comunidade Portuguesa do Paraná-CECPP. Nele atua, hoje, como 1ª Secretária. É membro do Rotary Club de Mandaguari-Família no qual foi presidente e hoje é a presidente da Comissão de Desenvolvimento do Quadro Associativo (PR-BR).