Construindo um mundo melhor com o cooperativismo

Artigo escrito por Marcos Antonio Trintinalha*

Os valores cooperativos de autoajuda, autorresponsabilidade, democracia, igualdade, equidade e solidariedade, e os valores éticos de honestidade, abertura, responsabilidade e de cuidar dos outros inspiraram a definição do tema do Dia Internacional do Cooperativismo, comemorado no dia 2 de julho. A Aliança Cooperativa Internacional (ACI) escolheu para a 100ª edição desta data, o tema “Cooperativas constroem um mundo melhor”, convidando os cooperados em âmbito mundial a divulgarem o modelo de negócio centrado no ser humano.

De acordo com OCB (Organização das Cooperativas Brasileiras), em seu relatório publicado no ano de 2021, o Brasil conta com 4.868 cooperativas, pertencentes a 7 ramos de atividades: 1.173 da agropecuária, 247 de consumo, 778 de crédito, 248 de infraestrutura, 758 da saúde, 655 de trabalho, produção de bens e serviços e 984 de transportes.

As cooperativas fazem a diferença no meio em que estão inseridas e a Cocari através das suas Unidades de atendimento, em mais de 40 municípios, nos Estados do Paraná, Goiás e Minas Gerais contribuem para que isso aconteça. Neste dia 02, denominado Dia C, Dia de Cooperar, são realizadas atividades em benefício das comunidades locais. Dessa forma, a Cocari se reunirá com as cooperativas Rodocoop, Aurora Coop e Sicredi, presentes em Mandaguari, para desenvolver atividades solidárias, na Praça da Independência, das 9h às 12h, com a comunidade mandaguariense. Em todas as unidades da Cocari, também estão sendo desenvolvidas atividades como: arrecadações de cobertores, roupas, agasalhos e alimentos com a atuação ativa dos colaboradores, cooperados(as), esposos(as) e filho(as) e pessoas da comunidade.

Essa energia de trabalho das cooperativas é colocada a serviço da sociedade e contribui para o desenvolvimento local. Na Cocari, contamos com inúmeros projetos socioambientais, que reforçam o nosso compromisso com o sétimo princípio cooperativista, que é o Interesse pela Comunidade. Como exemplos de atuação temos o Projeto Olho D’Água, que restaura nascentes em propriedades de cooperados; a Campanha Cocari Solidária, que apoia instituições sociais, nos municípios em que a cooperativa atua; a Campanha Corrente do Bem, que arrecada recursos e alimentos para famílias em situação de vulnerabilidade social; a Campanha Saca do Bem, da qual a cooperativa participa junto a outras entidades do agro com o objetivo de arrecadar recursos para o Hospital do Câncer de Londrina; tivemos também uma campanha recente de doação de sangue destinada ao Hospital do Câncer de Maringá. Enfim, são diversas iniciativas que geram retorno para a comunidade. Esse apoio econômico, social e ambiental prestado pela cooperativa à população é algo que devemos manter e ampliar cada vez mais.

Temos orgulho em pertencer ao sistema cooperativista, que além de buscar o equilíbrio financeiro e socioambiental das propriedades rurais, realiza essas ações para fortalecer ainda mais a cooperação e ajuda mútua. Essa ajuda nos remete a um passado onde os agricultores que moravam próximos, dividiam serviços e esforços, buscando o bem comum. A Cocari que teve a sua origem na cafeicultura e completou esse ano, 60 anos de fundação, conta hoje com aproximadamente 2.000 colaboradores e mais de 9.700 cooperados e celebra neste dia, a força e a união, na busca de uma vida melhor.

Tudo isso reflete nosso espírito cooperativista, que visa o crescimento de todos.

*Dr. Marcos Antonio Trintinalha é Presidente da Cocari