27 DE JULHO: DIA DO MÉDICO QUE CURA DODÓIS

Que dia feliz! 27 de julho. Dia do Pediatra, o médico que cura dodóis! A data foi escolhida por ser o dia da fundação da Sociedade Brasileira de Pediatria, ocorrida em 1910. E tem como objetivo homenagear o profissional que está envolvido com o crescimento e desenvolvimento saudável das crianças. 

Todos os anos nessa data, agradeço pela oportunidade de trabalhar com o que eu amo e pela alegria de viver cercada de crianças. 

Quando me perguntam como me tornei pediatra, digo que foi oficialmente em 2016 quando ingressei na Residência de Pediatria do Hospital Universitário de Maringá. Mas, frequentemente, me pergunto quando em minha vida não fui pediatra?! 

Desde muito antes da faculdade, com a convivência com os irmãos, primos e amigos mais novos, fui desenvolvendo o olhar atento em direção às crianças e a vontade do cuidado integral.  

Já nos primeiros anos da faculdade, tendo contato com a assistência pediátrica, me vi envolvida completamente nesse mundo fantástico. A magia da pediatria está em cuidar de seres tão frágeis, mas ao mesmo tempo tão valentes e corajosos, que enfrentam situações que os adultos, muitas vezes, fraquejariam. Basta uma pequena melhora, que já querem brincar, se divertir. Impossível fugir desse chamado após compreender toda essa magia!

E assim, após o término da residência, me tornei finalmente Pediatra! E que prazer conviver com todas essas caretas, fofuras, abraços carinhosos e alegria no olhar. Mesmo diante de todos os percalços do caminho, saber que encontrei meu propósito de vida é a mais recompensadora das alegrias. Por isso, tenho muitos agradecimentos a fazer todos os dias. 

Aos colegas de profissão, obrigada por compartilharem as dores e delícias dessa jornada. Dividir o conhecimento e as aventuras com vocês faz tudo ser mais leve! 

Às mamães e papais, obrigada por confiarem seus tesouros em minhas mãos. Compreendo minha responsabilidade e busco aprimoramento todos os dias para conseguir auxiliá-los da melhor forma possível!  

E, finalmente, aos meus pacientinhos, obrigada por transformarem a minha vida. Vocês são a luz do meu caminho! 

Tia Carol

*Sobre a autora: 

Dra Carolina Stocco – Pediatra 

CRM – PR 34716 / RQE 24163 

– Médica pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) 

– Pediatra pela Universidade Estadual de Maringá (UEM) 

– Mestranda pela UEM  

– Professora do curso de Medicina da Unicesumar 

– Preceptora da residência de pediatria do HU – Maringá 

– Curso de especialização em Nutrologia Pediátrica pela Sociedade Brasileira de Pediatria  

– Idealizadora e palestrante do Curso Alimentando meu bebê – Introdução Alimentar dos 6 aos 24 meses  

– Acompanhamento pediátrico integral