Altas habilidades

Nas últimas semanas, a redação do Jornal Agora recebeu a visita de alunos da sala de altas habilidades do Colégio Pallotti. O trabalho é conduzido de forma exemplar pela professora Valéria Pinheiro.

Trânsito

O vereador Sidney da Silva, “Chiquinho”, apresentou requerimento para que o município torne a Rua Dr. Alcir Castelo Branco uma via de mão única. O trânsito tem sido tema recorrente na Câmara, já que Mandaguari tem diversas ruas “apertadas” que são de mão dupla mas se tornam intrafegáveis em horários de pico.

Olha só

Mas sabe o que pode ajudar na questão? O Plano de Mobilidade Urbana, que, junto do Plano Diretor, voltou a andar. Se arrasta desde 2018, mas parece que a discussão se aproxima do fim.

Bronca

O Cemitério Municipal virou alvo de reclamações na última semana. Algumas áreas parecem abandonadas, e há diversos relatos de furtos úem tmulos e outras situações. Lamentável.

Ciclismo

O Governo do Paraná confirmou que Mandaguari deve fazer parte de uma rota de cicloturismo, interligando as estradas rurais do município com Marialva e Jandaia do Sul. A cidade é bem servida de locais como cachoeiras, igrejas antigas… Oportunidade para fomentar o turismo. Aliás, tem crescido bastante o número de praticantes do ciclismo em Mandaguari.

Estradas

O governo estadual ainda anunciou recursos para pavimentação de estradas rurais, e parte desse dinheiro vai beneficiar Mandaguari, para facilitar o escoamento da produção rural.

Diversidade

Segundo dados da Secretaria da Agricultura e do Abastecimento (Seab-PR), o município tem grande diversidade na produção rural. Em 2020 os frangos de corte representaram 44% do valor bruto da produção da cidade, e os dados apontam que Mandaguari tem ainda forte produção de ovos para consumo, soja, boi gordo, milho, tomate, trigo, e o já tradicional café.

Fogo

O número de incêndios em Mandaguari disparou durante o mês de agosto deste ano. Foram 19 ocorrências desde o início do mês, contra sete registradas no mesmo período do ano passado – um aumento de 170%.

Vontade

O anúncio de R$ 500 mil em verbas para o Hospital Cristo Rei feito pelo deputado federal Aliel Machado (PSB) mostra que, pelo menos de algumas partes, não falta vontade para que a instituição volte a ter convênio com o município.

Não custa lembrar

Quando há boa vontade, todo mundo sai ganhando. Vejamos o exemplo de Jandaia do Sul, que firmou contrato com o Hospital Nossa Senhora de Fátima e até buscou junto ao governo estadual recursos para a instituição. Jandaia não precisa encaminhar seus pacientes do SUS para Mandaguaçu…