DOROTHY BATEU OS SAPATINHOS TRÊS VEZES E ENCONTROU UM NOVO LAR NAS FÁBULAS DARK

Clássico da literatura infantil, O Mágico de Oz encanta jovens e adultos há mais de um século. O livro é tão parte do nosso acervo cultural que até mesmo quem não leu ou viu o filme com Judy Garland conhece Dorothy, o Espantalho, o Homem de Lata, o Leão Covarde, o Mágico de Oz, as bruxas e, é claro, o cachorrinho Totó.


Publicado em 1900, o livro de L. Frank Baum narra as peripécias de Dorothy que, após ter sua casa transportada pelos ares por um ciclone, aterrissa no encantado reino de Oz. Em busca de um caminho de volta ao lar, Dorothy enfrentará muitos obstáculos, mas com a ajuda de companheiros improváveis, encontrará sua própria força.

Da atmosfera melancólica da fazenda onde Dorothy mora com os tios ao esplendor da Cidade de Esmeraldas, L. Frank Baum nos apresenta cenários e personagens inesquecíveis. Sua escrita sensível enaltece a coragem das mulheres e sua protagonista, considerada a primeira feminista da literatura infanto-juvenil, é também uma homenagem a sua esposa e sua sogra — ambas engajadas na causa dos direitos das mulheres na alvorada do século XX.

 

Para transportar os leitores para um mundo fantástico, O Mágico de Oz aporta na Fábulas Dark em grande estilo. Para personalizar ainda mais a jornada rumo a Oz, trazemos duas capas muito especiais. Aos que buscam a experiência clássica, a First Edition é inspirada na folha de rosto da primeira edição do livro, publicada em 1900. Já a Emerald Edition, com suas cores vibrantes, traz uma leitura moderna para esse clássico imortal. No miolo, ambas contam com as ilustrações originais de William Wallace Denslow, famoso por ter dado vida à Terra de Oz e seus habitantes.

O livro é traduzido por Marcia Heloisa, que já esteve na Transilvânia do Drácula, no País das Maravilhas de Alice, no reino sombrio de Edgar Allan Poe, e, agora, leva Dorothy pelo reino de Oz. Depois das aventuras de Alice no País das Maravilhas, chegou a hora de acompanharmos a jornada de Dorothy e seus amigos.

 SOBRE O AUTOR

Lyman Frank Baum nasceu em Nova York, em 1856. Antes do sucesso literário, foi comerciante, criador de galinhas, caixeiro-viajante e diretor de uma companhia teatral. Em 1899, publicou a coletânea infantil Papai Ganso, com ilustrações de William Wallace Denslow. A colaboração se repetiu em 1900, com O Mágico de Oz. As aventuras de Dorothy fizeram tamanho sucesso que Baum haveria de publicar mais treze livros sobre Oz. Morreu em 1919.