Lamento

Coluna do dia 21 de janeiro de 2022

 

Lamento

Começo a coluna de hoje pedindo licença para fugir do padrão jornalístico e escrever a nota de abertura em primeira pessoa. Hoje não vou abordar o tema mais polêmico da semana em Mandaguari, que foi a situação da campanha de vacinação contra a Covid. Para quem não sabe, fui eu quem apurou os fatos e produziu esta matéria ttps://www.portalagora.com/mandaguari/criancas-ja-poderiam-estar-sendo-vacinadas-em-mandaguari/ na qual foram revelados diversos problemas que estavam ocorrendo na condução dos trabalhos. Isso, somado aos demais fatos que se sucederam no decorrer da semana, me deixou profundamente indignado e como pai de uma criança especial que ainda não pôde ser vacinada devido à falta de organização das autoridades “responsáveis”, sei que eu não conseguiria abordar o assunto aqui com a frieza e a impessoalidade que minha ética profissional exige. Enquanto cidadão, o que tinha a dizer sobre isso o fiz por meio de postagens e comentários em redes sociais. No mais, só me resta lamentar a situação pela qual os mandaguarienses estão passando.

Das duas, uma

“A pessoa festou, foi na praia, não se cuidou e agora reclama que não tem teste, que a fila da vacina tá grande ou que o atendimento no postinho tá demorando”. Quem faz esse tipo de comentário, ou não tem a mínima noção do que está dizendo, ou está agindo de má fé para defender político de estimação. Para quem ainda não se deu conta, o coronavírus também se transmite nos escritórios, indústrias, comércios, nas igrejas, clínicas e hospitais. Até mesmo dentro de casa. Generalizar e atribuir indistintamente aos pacientes a culpa por terem se infectado é de uma ignorância sem tamanho.

Silêncio x barulho

Nos últimos dias caiu absurdamente o número de postagens feitas por políticos locais em suas redes sociais. Já quantidade de pessoas usando esses canais para reclamar de determinados serviços públicos aumentou significativamente.

Cultura

Carlos Alberto Ferreira não é mais o diretor de Cultura do município. De acordo com o decreto assinado pelo prefeito em exercício, Jorge do Alambique, no último dia 10 e publicado no diário oficial do dia 14, foi o agora ex-diretor quem pediu a exoneração.

Processo disciplinar

No período em que esteve à frente da administração municipal o vice-prefeito Jorge do Alambique determinou a abertura de processos disciplinares contra dois servidores da Secretaria Municipal de Saúde. A coluna apurou que os procedimentos envolvem um médico e um motorista da secretaria.

Inclusão

A Câmara de Mandaguari contratou a Associação de Surdos de Maringá para fazer a interpretação em língua brasileira de sinais durante todas as sessões e audiências públicas do Legislativo.

Conselheira

A composição do Conselho Tutelar de Mandaguari foi alterada temporariamente. Ontem foi publicado um decreto com a nomeação de Katya Adriana Pereira para exercer esta função. Ela foi candidata nas eleições de 2019 e havia ficado na primeira suplência. Katya assume o cargo apenas para cobrir as férias de um dos conselheiros titulares.

Economia

O Grupo Pneumar, que pertence à família Ribeiro, uma das mais tradicionais de Maringá e que já foi uma das grandes potências econômicas daquela cidade, está em recuperação judicial. O processo envolve duas empresas da família, a Ribeiro S.A. Comércio de Pneus (Pneumar) e a Ribemar Empreendimentos Agropecuários e Imobiliários S.A..

Mais um

Além de Ratinho Junior e Requião, mais um político paranaense está se lançando pré-candidato ao governo estadual. É ex-deputado e ex-prefeito de Guarapuava, Cesar Silvestri Filho, que acaba de se filiar ao PSDB. Aliado de Beto Richa, que esteve presente na cerimônia de filiação, Silvestri deverá ser o nome dos tucanos na disputa pelo Palácio Iguaçu caso o partido realmente opte pela candidatura própria.