Buscas por helicóptero que desapareceu em SC com cantor Rick seguem com drone térmico

As buscas pelo helicóptero que desapareceu na Serra Catarinense com quatro pessoas a bordo continuam nesta terça-feira (22). Entre os ocupantes está o cantor Rick, da dupla Rick & Renner.

A operação foi reforçada com drones equipados com câmeras térmicas, além de equipes do Corpo de Bombeiros, Defesa Civil, Polícia Militar e Força Aérea Brasileira (FAB).

A aeronave, um helicóptero modelo Bell 430 de prefixo PP-MGR, decolou de Porto Belo, no litoral norte de Santa Catarina, com destino a São Joaquim, na Serra. O voo não chegou ao destino previsto e a comunicação com a aeronave foi perdida na segunda-feira (21).

Além do cantor Rick, estavam a bordo o empresário Bruno Avelar, o videomaker Paulo Soares e o piloto da aeronave, cuja identidade ainda não havia sido divulgada pelas autoridades.

Nesta terça-feira (22) as equipes ampliaram os recursos empregados na operação. Um drone equipado com câmera térmica, pertencente à Defesa Civil de Santa Catarina, passou a sobrevoar a região de Santa Bárbara, na zona rural de Urubici.

O equipamento é capaz de identificar fontes de calor, podendo auxiliar na localização de pessoas ou objetos em áreas de mata e de difícil acesso. Um segundo drone, também equipado com tecnologia térmica e pertencente ao Corpo de Bombeiros, deve reforçar os trabalhos ao longo do dia.

As equipes concentram os trabalhos principalmente em dois pontos. Um deles é a região de Vacas Gordas, em Urubici, onde foi registrado o último sinal do transponder da aeronave. O outro ponto fica a aproximadamente 30 quilômetros de distância e foi definido a partir de informações relacionadas aos sinais dos celulares de ocupantes do helicóptero.

A Força Aérea Brasileira também participa das buscas. Foram empregadas aeronaves especializadas em missões de busca e salvamento, incluindo helicópteros Black Hawk H-60 e uma aeronave SC-105 Amazonas.

Por terra, mais de 20 bombeiros, viaturas com tração 4×4, drones e cães farejadores participam da operação. Os trabalhos começaram ainda na segunda-feira (21) e prosseguiram durante a madrugada.

As condições meteorológicas dificultaram as buscas durante a noite. A Serra Catarinense registrou chuva intensa, além de baixa visibilidade e dificuldades de acesso em determinados pontos. Na manhã desta terça-feira (22), uma redução temporária das chuvas permitiu a ampliação dos trabalhos.

Até o início da manhã desta terça-feira (22), o helicóptero e os quatro ocupantes ainda não haviam sido localizados.

A empresa proprietária da aeronave confirmou o desaparecimento, mas ressaltou que não havia confirmação de acidente. As equipes responsáveis seguem mobilizadas para localizar o helicóptero e os ocupantes.

A assessoria do cantor Rick também informou que acompanha a operação junto às autoridades e pediu cautela na divulgação de informações que não tenham sido confirmadas oficialmente.