Aluna da rede municipal é vencedora de prêmio estadual de redação

A rede municipal de Educação de Mandaguari comemora a conquista da aluna Emily Ferrari de Oliveira, de 9 anos, do Ensino Fundamental da Escola Walter Antunes finalista do prêmio de redação do Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop – PR) que avaliou trabalhos de todo o Estado e vai premiar 3 finalistas, entre eles a aluna mandaguariense.

Com o tema “Por que o programa CooperJovem merece o Oscar da Educação?”, o trabalho foi levado para os alunos das 4ª séries das escolas participantes do projeto, que em Mandaguari é oferecido através da Cocari. Ao todo foram selecionadas para a fase eliminatória 56 redações enviadas por 20 cooperativas do Estado, restando três finalistas que ganham uma viagem para Caiobá, dos dias 3 a 5 de setembro, onde haverá solenidade de entrega de premiação aos alunos ganhadores da etapa estadual. A criança ganha um tablet e a escola um notebook e um projetor.

A secretária de Educação, Adenise Batista, comemora o prêmio da aluna. “Essa é a segunda vez consecutiva que Mandaguari recebe esse prêmio, entregue o ano passado para o aluno Pedro Mazetti, da Escola Bom Pastor. Parabenizo primeiro a Emily pela inspiração e dedicação para o texto e depois toda a equipe da escola e da Secretaria de Educação pelo trabalho sensacional que realiza com nossas crianças. Estou muito orgulhosa”.

A estudante ficou emocionada ao saber que receberia a premiação no litoral paranaense com uma viagem com o acompanhante e com professores paga pelo Sescoop. “Meu sonho é ir para a praia. Estou muito feliz em poder ir e levar minha avó. Gosto muito de estudar, de ler e de escrever. Vou continuar a estudar muito”, disse a pequena Emily.

Nesta sexta-feira o analista de cooperativismo da Cocari, Hugo Felipe Carnelossi, esteve na escola Walter Antunes para entregar uma cesta de produtos da cooperativa para Emily e brindes aos professores, supervisores e diretora da escola. Ele foi recebido pela diretora da escola, Lucilete Orsi e pela professora da ganhadora do prêmio, Silvia Regina Frausto de Aquino e pela equipe pedagógica da instituição. “É um orgulho para a Cocari presentear a aluna e as professoras.Depois da viagem a Caiobá o presidente da cooperativa irá receber a Emily e teremos mais surpresas para ela”, finalizou Carnelossi.

Redação Premiada

A fábula da cooperação

Num dia de sol, na colmeia as abelhas estavam tendo o maior trabalho para fazer seu mel.

Logo a tarde, no formigueiro as formigas estavam saindo para pegar folhas para o jantar e encontraram as suas amigas abelhas.

Uma formiga falou:

-Vocês estão pegando néctar?

– Sim, claro.

-Quer ajudar? Disse a formiga.

Muito alegre, as abelhas aceitaram a ajuda das formigas.

E o trabalho ficou bem mais fácil com a cooperação de todos.

A noite na colmeia, que também estava cheia de formigas, os insetos perceberam que tinha um passarinho precisando de ajuda.

A abelha, então, levou um pouco de mel para o passarinho que estava com as asinhas encharcadas e com a garganta seca.

O passarinho agradeceu:

-Obrigado por me dar um pouco de mel…

A abelha respondeu:

– Não precisa agradecer.

Essa fábula teve um final feliz porque um cooperou com o outro. Por isso o cooperativismo é importante, assim como o Programa Cooperjovem. Educar também é cooperar e podemos aprender isso na escola. Então o Cooperjovem merece sim o Oscar da Educação.

(Emily Ferrari de Oliveira)

O Cooperjovem é realizado pelo Sescoop – Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo e reúne trabalhos de todo Estado.

Reconhecimento – O objetivo do Prêmio é reconhecer publicamente as melhores produções de texto vinculadas ao tema, com o intuito de promover a reflexão dos alunos quanto à importância da pesquisa, do hábito da leitura e do aprimoramento da escrita.