Duas datas do coração – Dia das MÃES e MANDAGUARI – 87 ANOS

Como filho uma lembrança que sempre emociona, a figura da mamãe e como filho de Mandaguari que sou, uma data muito importante. Quanta história

Meu papai pioneiro com 2 anos de idade, sim, foi com essa idade que chegou em Mandaguari e também em nossa Mandaguari conheceu aquele a nossa mamãe que tinha vindo já mocinha do sul do Paraná. Quanta lembrança boa nessa Mandaguari de 87 anos. Uma alegria poder comemorar datas tão significativas. O do DIA DAS MÃES e o aniversário de 87 anos de uma cidade que foi base para todo crescimento do norte do Paraná, sendo então um dos maiores municípios do Brasil em extensão.,

Eu, menino pobre, mas com base familiar, não fui menino de rua, mas estava sempre na rua. Quando podia, jogava futebol e amava isso, mas usava meu tempo fora da escola para catar papel e revirar lixões, para ajudar na sobrevivência da família. Quantas vezes no “antigo campo de aviação” era assim que a gente chamava, fui revirar lixão e o pessoal lascava os cães bravios pra cima e tinha que sair “voando” literalmente para não ser mordido.

Mas não pensem que falo isso com nostalgia, tristeza, má recordação. Isso tudo forma o caráter de um ser humano.  Foi a minha primeira UNIVERSIDADE, a da VIDA. E bem ali naquela região, hoje se instala a Sociedade Rural, veja que o progresso é o agronegócio e em sua frente um local de ensino e aprendizado, a FAFIMAN, veja que o sucesso é buscar conhecimento para reduzir incertezas. E DEUS escreve os caminhos que iremos passar.

Hoje, relembrando uma mensagem que recebi no início de ano, de um menino pobre de comunidade rural do Maranhão, casa de taipa, que sempre queria desistir da vida e com 14 anos ouvia as minhas mensagens dos CDs Motivação e Sucesso onde eu falo que desistir não é uma opção. E ele me envia agora uma mensagem de que passara para o terceiro ano de MEDICINA na Universidade Federal de Roraima. E agora me passa a mensagem que eu não mudei somente a vida dele mas de toda a geração de uma família. Eu pude responder para ele que não fui eu e sim DEUS que agiu, ele um menino que teve fé e eu apenas fui um pequeno instrumento.

Pois é, família é sempre a base de tudo. E como não enaltecer a palavra família no tão sagrado DIA DAS MÃES? Não tem como não se emocionar e lembrar de minha mamãe, também do meu velho papai que fazia aniversário quase junto com Mandaguari. Lembrar da família não tem como não lembrar da cidade onde nasci, cresci e foi a base de tudo que levei para o mundo. Sim, levar para o mundo. Como filho de Mandaguari, fico feliz em ser um dos autores mais lidos do país (nesta semana meu livro Inteligência Emocional bateu mais de 50 mil exemplares vendidos) e sendo um dos palestrantes com maior atuação no mercado, ao lado de grandes nomes. Sem vaidade aqui, mas com sentimento de gratidão por ver e sentir o quanto tudo isso pesou na balança do  meu sucesso. Como minha mamãe sempre me ensinou nas palavras do Rei Salomão que dizia que a arrogância antecede o fracasso. Essa foi a maior lição que aprendi com minha mãe: humildade.

Minha cidade natal, querida Mandaguari, a todos que aqui moram, que tem emprego, trabalho, negócios, dou os parabéns por toda sua história. Quantos amigos, quantas lideranças que já se foram, quantas novas que surgiram. É isso que faz o progresso acontecer. Uma história viva de 87 anos que não é para qualquer um.

Posso afirmar que a minha primeira universidade, tive minha formação na minha casa, onde a educação transforma o mundo e nas ruas da minha Mandaguari. A base é a família, os verdadeiros amigos e de percorrer cada pedacinho de chão desta cidade.

Hoje o menino cresceu, continua aqui escrevendo, já fez e continua realizando palestras para instituições e empresas muito importantes, alguns presidentes de república, alguns governadores, senadores, algumas empresas que quando menino conhecia apenas pelo desenho da marca. Pois é, continuam minhas clientes e aqui já tenho somado um número significativo de palestras na história além de três milhões de livros e seis milhões de CDs Motivação e Sucesso, e mentor de alguns bilionários, num país onde não sou nem pagodeiro nem sertanejo. Alguns clientes que são bilionários, aparecem listados pela Revista Forbes. Acompanho o blog que trabalha as boas lembranças da cidade. Boas lembranças do CEVC, amigos de lá até hoje que me passam mensagens e tenho saudades daqueles tempos, dos amigos, de muitos professores, alguns bravos, exigentes, mas que hoje você vê que te ajudaram na formação do caráter mais conhecimento..

Foi aí que, pelas circunstâncias de sobrevivência da família pobre, eu compreendi que existem dois lugares para um ser humano no mundo: a sua “zona de conforto” e a linha mágica, no qual tudo acontece e produz resultados, chamada trabalho. Isso aprendi muito com minha mãe.  O engraçado é que estas linhas nunca se tocam, tampouco se cruzam. Aprendi que dificilmente você será o MELHOR sem antes ter sido o PIOR. Entre o SOPE da montanha e o TOPO existe a ESCALADA. Ah, também aprendi com minha mãe a criar a minha ZONA DE DESCONFORTO, pois é aqui que se constrói alguma coisa.

Não poderia deixar de dizer que essa escalada de 87 anos faz de Mandaguari uma cidade vitoriosa, com muita gente boa que daqui saiu para o mundo e outros chegaram. PARABÉNS MANDAGUARI, 87 anos realmente não é para qualquer um. Aprendi também que sempre existem dois inimigos na vida brigando entre si dentro de você. Um é o desistente e outro é o persistente e vai vencer quem você alimentar mais.

Fico muito feliz em acompanhar a história da cidade, nos sites da cidade, no Portal Agora que presta um grande serviço à comunidade e tenho orgulho de escrever semanalmente. Espero continuar contribuindo com conteúdo para que muitos conterrâneos mandaguarienses possam superar barreiras e crescer. Parabéns meus irmãos mandaguarienses por mais um aniversário. Não tem como esquecer aquelas festas na praça em comemoração ao aniversário da cidade.  Que Deus nos traga esta alegria de volta e que as pessoas possam viver num caminho de serenidade. Deus abençoe a todos nós. Um grande abraço!

Gilclér Regina palestrante de sucesso, escritor com vários livros, CDs e DVDs que já venderam milhões de cópias e exemplares no Brasil, América, Ásia e Europa. Clientes como General Motors, Basf, Bayer, Banco do Brasil, Grupo Silvio Santos, entre outros…  compram suas palestras. Experiências no Japão, Portugal, Estados Unidos, entre outros países… 5000