Filmes com conteúdo preconceituoso são retirados do catálogo infantil do Disney Plus

Após acrescentar um aviso sobre estereótipos preconceituosos antes de alguns filmes, a Disney optou por removê-los do catálogo infantil da plataforma Disney+.

Os títulos que contém um aviso sobre conteúdo com representações negativas foram retirados dos perfis infantis. A informação está no site oficial do serviço de streaming, em um dos tópicos de ajuda sobre perfis para criança.

Os filmes que estão indisponíveis são Dumbo, As Aventuras de Peter Pan, Mogli, Aristogatas, Aladdin, A Cidadela Robinson e A Dama e o Vagabundo.

As representações negativas são exemplificadas na seção de Stories Matter do site da empresa, mas o texto está disponível apenas em inglês. Abaixo, traduzimos um trecho do texto original:

O gato é retratado como uma caricatura racista de pessoas do leste asiático, com exagero em traços estereotipados como os olhos puxados e dentes salientes. Ele canta usando inglês com sotaque, sua voz foi feita por um ator branco e ele toca piano usando palitinhos. Esta retratação reforça o estereótipo de “estrangeiro perpétuo”, enquanto o filme também apresenta letras que zombam do idioma e cultura chineses.

Os títulos citados acima não aparecem nem mesmo quando procurados diretamente na caixa de pesquisa de um perfil que esteja marcado como infantil. Quando procurados em um perfil comum, a seguinte mensagem é mostrada antes do início da reprodução: