Dia Internacional da Língua Portuguesa

Hoje é um dia especialíssimo.

É um dia onde a Língua  Portuguesa está em destaque. Comemora-se, neste dia,
o seu Dia Mundial.

Valorize-mo-la ainda mais. É a língua com a qual nos comunicamos, aprendemos a estabelecer códigos e relações; registramos nossos atos e alcançamos pessoas e instituições de diversos recantos deste belo Planeta.

Língua  Portuguesa: como és rica, sonora, vibrante.  Com os seus acordes vamos tecendo letras que retratam desde sentimentos a informações e determinações sociais.

As músicas, colocadas em inúmeros ritmos, os atos teatrais que nos apresentam a vida decodificada, as declarações  de amor entre seres que se amam, a elevam aos píncaros  desejados.

Você,  Língua Portuguesa, é nosso chão, nosso acalento, nossa riqueza imaterial. Você nos encaminha, como bússola, a rotas seguras onde colocamos  nossos passos, dados sob o ritmar de nossos sonhos e das batidas de nossos corações. 

Assim,  ao nos expressarmos, realçando  o envolvimento  do amor que cultivamos por si, as flores surgem e dão vida a este sentimento. Destaco, aqui, que  os pensamentos que lançamos a outrem, inclusive ao vento que nos convida a ouvi-lo e a descrever o seu ritmo, traduzem o quanto a vida é bela. 

Que os parabéns, neste Dia, carregados de mensagens valorizativas e de  abraços virtuais, alcancem todos os quadrantes  da Terra. Afinal, os descobridores alcançaram-nos.

Sejamos sempre muito felizes por termos a utilização desta especial e decantada  língua, cotidianamente.

Mantenhamos entre nós, com firmeza, os elos desta corrente tecida por símbolos  fortes. 

Lembremo-nos que ela nos propicia o alcance e o registro do infinito pensar.

Valorizemos o que afirmou o poeta português Fernando Pessoa: a minha pátria é a Língua  Portuguesa.

Abraço,
Maria Inês Botelho*

 

*É ex-vereadora e ex-prefeita de Mandaguari. Atuante em clubes como Rotary e Elos, entre outras entidades.