Cometa Neowise está visível no Brasil

O cometa Neowise está bem pertinho da Terra, e pessoas ao redor do mundo todo estão registrando sua passagem em fotos.

Descoberto em março pelo satélite de mesmo nome, o cometa está em sua primeira passagem registrada pelo Sistema Solar mas, diferente do cometa Halley, não deve voltar tão cedo.

O período orbital do C/2020 F3 Neowise é de 6,7 mil anos, ou seja, esse é o tempo que ele leva para dar uma volta inteira. Para fins de comparação, o cometa Halley (1P/Halley), considerado periódico, passa pela Terra a cada 76 anos.

Por estar se afastando do Sol, o núcleo do cometa está ficando menos brilhante, e, consequentemente, mais difícil de enxergar. Ainda assim, é possível vê-lo no Brasil: moradores das regiões Norte e Nordeste podem procurá-lo no céu. Em Brasília e em Belo Horizonte o Neowise deve estar visível, começando a aparecer para quem reside em São Paulo e Rio de Janeiro nos próximos dias.

Para encontrá-lo, o observador deve se voltar para a direção noroeste e procurá-lo perto do horizonte na hora do pôr do sol. É recomendado o uso de binóculos e buscar um local com céu limpo, de preferência com baixa iluminação e poluição.