Com Disney+ prestes a ser lançado, Disney deve encerrar distribuição de DVDs e Blu-Rays na América Latina

Talvez fosse apenas inevitável, mas é tudo muito triste. Com o lançamento do Disney+ na América Latina programado para o próximo dia 17 de novembro, a Disney planeja descontinuar a produção e distribuição de mídias físicas de seus títulos nos territórios correspondentes – incluindo o Brasil.

A informação vem do Blog do Jotacê, que declara que a companhia deve encerrar no fim deste ano o contrato de distribuição do home video com a Cinecolor, atual detentora dos direitos sobre todos os produtos pensados para o mercado, depois que o acordo expirar no fim de novembro. Conforme a Cinecolor hoje é responsável pela área no Brasil, México, Colômbia, Argentina, Chile e Peru, a decisão é simbólica da saída do estúdio no meio – ainda mais dado que as fontes do site alegam que não há qualquer outra empresa com a qual a Disney no momento negocie os direitos.

A decisão na prática afeta todos os estúdios do qual o conglomerado tem posse, incluindo além do Walt Disney Studios a Lucasfilm, a Marvel Studios, a Pixar, a 20th Century Studios e a Searchlight Studios.

Além de coincidir com a chegada da Plus nestes mercados, a decisão em tese acompanha um movimento recente tomado pela companhia nos Estados Unidos, onde o The Digital Bits relata que a Disney estaria interrompendo a produção de produtos voltados ao Blu-Ray 4K.

A divisão brasileira da Walt Disney Company ainda não se manifestou oficialmente sobre o assunto.