Cientistas recriam barco de Tubarão para estudar animais marinhos

Cientistas estão criando uma réplica do barco “Orca”, do clássico de 1975 Tubarão, dirigido por Steven Spielberg. A intenção é estudar tubarões e conscientizar as pessoas sobre os animais marinhos.

Intitulado de “Orca III”, a recriação do barco faz parte do projeto Return of the Orca (algo como Retorno da Orca, em português), e é liderada por um figurante do filme, David Bigelow. Ele comprou um antigo barco de pesca e revelou ao New York Post ter se envolvido com a causa depois de saber sobre o aumento da atividade de tubarões na ilha de Martha’s Vineyard, nos Estados Unidos, local no qual Spielberg gravou o longa.

Bigelow falou da necessidade de explicar às pessoas sobre as mudanças do ecossistema e vê a possibilidade de proporcionar educação à população por meio do projeto que utilizará o barco.

O responsável pelo design de produção que projetou os três tubarões mecânicos usados na produção, Joe Alves, também está envolvido na recriação do barco.

Tubarão é baseado em um livro escrito por Peter Benchley, que foi um pesquisador marinho. A viúva do ator, Wendy Benchley administra o grupo de conservação ambiental chamado Beneath the Waves, que usará o barco.

Em um comunicado enviado à imprensa, Benchley afirmou que “Return of the Orca é uma celebração aos fãs de Tubarão, e também um novo e empolgante recurso na busca de maior entendimento dos oceanos e as vidas que vivem neles.”