“Dinheiro público tem que ser investido nas pessoas”

Ousado, jovem e com um perfil empreendedor. Foram estas as características de Lauro Junior que saltaram aos olhos do eleitorado jandaiense em 2020. Um ano depois, o novo chefe do Executivo promoveu uma série de mudanças na gestão pública. Como estratégia de enfrentamento à pandemia de Covid-19, abriu um hospital de campanha. Quando os números de infecções começaram a diminuir, graças à vacinação, deu início a programas de fomento da economia, tendo no horizonte a Jandaia do Sul pós-Covid.

Nesta semana, Lauro Junior abriu as portas de seu gabinete para a equipe do Jornal Agora, falou sobre a adaptação em seu primeiro ano de mandato e os desafios que ainda estão por vir. “Geralmente o primeiro ano todo é de adaptação. Pra nós foi o primeiro semestre, onde vários diretores de departamento que vieram da iniciativa privada compreenderam que o poder público é totalmente diferente”, conta Lauro Junior.

“A minha condição como vereador na gestão passada foi importante para ter um conhecimento prévio sobre como funciona o município. Comecei o mandato já sabendo quais áreas precisavam de solução, mas é somente quando você assume a cadeira de prefeito que consegue enxergar o cenário completo. O poder público é muito burocratizado”, relata.

Para minimizar a burocracia, Lauro está promovendo mudanças em setores naturalmente lentos, como o de licitação. De acordo com o prefeito, hoje tudo é feito no papel, de forma analógica, mas o objetivo é agilizar o processo, com auxílio de uma consultoria. “Estamos licitando uma assessoria para acompanhar nossa equipe”.

Ainda sobre o processo licitatório, o prefeito vê a necessidade de integrar comerciantes e empresários de Jandaia e cidades da região. “Às vezes quem ganha o processo licitatório é uma empresa de outro estado, quando sei que temos no nosso município pessoas capazes. Queremos mudar essa realidade, incentivar os talentos locais”.

Inova Jandaia

Para profissionalizar os talentos jandaienses, Lauro Junior lançou o programa “Inova Jandaia”. Em parceria com o Sebrae, o município está oferecendo treinamentos, palestras e formações para os empreendedores locais.

“Em 2022, possivelmente março, vamos promover uma feira de inovação, para poder atrair jandaienses e pessoas de fora. Nosso objetivo é colocar a cidade no mapa do Vale do Ivaí. Geograficamente estamos bem posicionados, porém precisamos trabalhar para unir forças. Estamos trabalhando para tornar as empresas jandaienses competitivas”, ressalta.

Natal

Outro ponto abordado durante a entrevista concedida por Lauro Junior foi a programação do Natal Luz. Um evento, segundo o prefeito, pensado com carinho para as famílias jandaienses.

“Nós realizamos um investimento responsável. Não está faltando recurso em nenhuma área do município, as finanças estão equilibradas. O Natal Luz traz resultados em diversas frentes. A primeira é do entretenimento para nossa população. Também atrai pessoas de cidades vizinhas e movimenta nosso comércio. Com isso, há necessidade de contratação de mais mão de obra, gerando emprego e renda. Também há o investimento cultural nos artistas locais através da lei Aldir Blanc. São diversas frentes atendidas”, aponta.

“Em 2021 nós tivemos a pandemia, uma chuva de granizo que prejudicou o município, a pior crise hídrica dos últimos anos, e quando você começa ver a população vacinada é gratificante. As pessoas precisam de uma mensagem de alegria, paz e esperança. Temos que alimentar também o espiritual e emocional. Dinheiro público tem que ser investido nas pessoas, e o Natal Luz é esse investimento. Um presente pensado com muito carinho para os jandaienses”, acrescenta.

2022

E para o próximo ano, Lauro Junior anunciou novas estratégias. “Estamos licitando uma empresa para realizar um banco de projetos”, conta.

“Tudo que o município busca captar de recurso, fala-se em projeto. Se tem o projeto, é mais rápido. Nós conseguimos elaborar projetos urbanos como asfaltamento e ciclovia, mas temos muito mais. Em janeiro montaremos um banco de projetos, através de licitação, com itens como revitalização da Praça do Café, parque ambiental na Vila Santo Antônio e mais. Há mais de 30 anos que muitas áreas de Jandaia do Sul precisam de atenção, e com esse banco de projetos vamos desenvolver o município de forma mais rápida”, conclui.

Entrevista publicada na 375ª edição do Jornal Agora