Regional do DEPEN em Maringá promove ações outubro rosa

Na última terça-feira (22), servidoras das unidades penais da Regional do Departamento Penitenciário em Maringá (DEPEN) participaram de diversas atividades voltadas a prevenção do câncer, outubro rosa.

Entre as atividades, houve uma roda de conversa sobre os cuidados com a saúde e a prevenção ao câncer de mama, após ouviram depoimentos de mulheres em tratamento da Rede Feminina de Combate ao câncer, a seguir tiveram um aulão com dicas de defesa pessoal.

As atividades do outubro rosa ocorrem durante todo o mês, onde as servidoras, mulheres e familiares de presos, e presas terão várias atividades de promoção da saúde, bem-estar e autocuidado, como palestras, rodas de conversa, depoimentos de pessoas que venceram a doença, atividades físicas, aulas de automaquiagem, autocuidado e autoexame.
 
O evento outubro rosa é promovido pelo DEPEN em alusão ao Outubro Rosa, mês de conscientização sobre câncer de mama, segundo tipo que mais acomete brasileiras e que representa em torno de 25% de todos os cânceres que afetam o sexo feminino.

De acordo com a enfermeira, Daniela Akemy Yokota, que coordena as atividades e é Chefe do Centro Ambulatorial de Saúde em Maringá, “buscamos conscientizar as mulheres para o autocuidado, mas sobretudo para a necessidade dos exames de rotina como a mamografia, já em relação aos mulheres presas procuramos resgatar a auto estima, e realizar todos os exames preventivos visando a melhoria na qualidade de vida e assistência a saúde”.