Receita Federal apreende R$ 2,3 milhões em mercadorias estrangeiras em Maringá

A Receita Federal de Maringá apreendeu nesta segunda-feira (14) R$ 2,3 milhões em mercadorias estrangeiras contrabandeadas. São milhares de eletrônicos que seriam despachados de Umuarama a São Paulo e foram apreendidos em um centro de distribuição de Maringá. 

A apreensão foi resultado do trabalho do setor de repressão ao contrabando e descaminho da Receita Federal de Maringá. Os agentes monitoravam o despacho de encomendas nas cidades que fazem fronteira com o Paraguai e que tinham como destino grandes centros do país.

Eles descobriram duas remessas de encomendas do mesmo remetente, em Umuarama, ao mesmo destinatário, em Guarulhos, São Paulo. E em duas apreensões evitaram o despacho de milhares de eletrônicos, grande parte smartphones.

As apreensões somam mais de 2 milhões e 300 mil reais em mercadorias estrangeiras, ilegalmente no país, porque não pagaram impostos, diz o analista tributário da Receita Federal, Marcos Luchiancenkol.

“A Receita já vem monitorando esse tipo de encomenda e identificou esse despacho a partir de um entreposto da transportadora em Umuarama, que possui um centro de distribuição em Maringá, e se deparou com a quantidade significativa de mercadorias estrangeiras, provavelmente vindas do país vizinho, com destino à Guarulhos”, afirmou.

O modo como os criminosos agiram chamou a atenção da Receita Federal. Geralmente, as quadrilhas despacham pequenas quantidades de mercadoria a cada encomenda. Só em smartphones foram apreendidos 1300 aparelhos. Um dos modelos é vendido no Paraguai por pouco mais de dois mil reais.