Prefeitura de Maringá divulga nota e esclarece que município não registrou casos da variante Ômicron

Com informações do repórter Leonardo Filho

A prefeitura de Maringá divulgou no final da tarde de terça-feira, 4, uma Nota de Esclarecimento sobre as notícias a respeito da presença da variante ômicron em Maringá. As notícias falavam sobre a confirmação pelo secretário de Saúde, Marcelo Puzzi, de casos da nova e silenciosa variante entre os maringaenses.

A Nota de Esclarecimento diz que “A Prefeitura de Maringá, até o presente momento, não confirma nenhum caso da variante ômicron de covid-19 no município. Todos os casos suspeitos foram encaminhados para análise no laboratório da Fiocruz, que fica no Rio de Janeiro, único local que confirma casos de ômicron no Brasil”.

Na manhã de terça-feira, o secretário conversou com a imprensa, e em todas as ocasiões confirmou que a variante mais recente da SARS-Cov2 já tem casos em Maringá. Ele fez a afirmação inclusive à rádio CBN Maringá. Horas depois, Puzzi voltou atrás e informou que se enganou ao divulgar a informação, já que a confirmação de casos ainda depende dos resultados encaminhados para a Fiocruz.

Motivos para preocupação

De qualquer forma, a variante que já está em todos os continentes e tem casos em os países, teve casos detectados no Paraná desde o início de dezembro, o que pode significar que a esta altura, devido à sua facilidade de contágio, ela já esteja em vários municípios, inclusive em Maringá.

Embora explicando que a nova variante é, pelo menos por enquanto, menos letal do que as versões anteriores do vírus, Puzzi se mostrou preocupado com o fato de estarem ocorrendo também casos de gripe, o que pode fazer com que algumas pessoas não façam os testes necessários, bem como povo provocar uma grande procura das unidades de saúde.