Paisagismo mais sustentável é a proposta da nova diretora para Maringá

Transformar como a sociedade contemporânea se relaciona com a natureza, além de deixar os espaços urbanos mais bonitos, acolhedores e sustentáveis. Esse é o desafio da nova diretora do Departamento de Paisagismo de Maringá, da Secretaria de Limpeza Urbana (Selurb), Fernanda Marcado. “Hoje, nós, entendemos que precisamos de um paisagismo mais sustentável, através de projetos dinâmicos e atemporais”, revela a arquiteta e urbanista.

Segundo Fernanda, o paisagismo sustentável é aquele que se adapta à realidade em que será inserido e busca encontrar equilíbrio entre as dimensões da sustentabilidade integrando a arquitetura, o paisagismo, os usuários e o entorno aonde está inserido.

“A proposta é desenvolver um paisagismo cheio de brasilidades, exuberante e bem tropical, reconectando a população ao seu patrimônio nativo, suas formas, texturas, história e sabores, resgatando a biodiversidade original no cotidiano e isso se constrói principalmente através do uso das plantas nativas, que vêm carregadas de tons de verdes, formas esculturais, plantas de folhas grandes e texturas diversas, formando uma paisagem mais natural, o que reforça nossa identidade cultural.”

No entendimento da arquiteta e urbanista, o paisagismo urbano vai muito além de deixar a cidade bonita, é uma ferramenta com potencial de transformação de cidades inteiras. “Impacta a qualidade de vida e a saúde pública, pois diminui a temperatura, aumenta a umidade do ar, retém mais as águas das chuvas e a infiltração no solo/lençol freático, atenuando a poluição sonora, criando nichos ecológicos, filtragem de gases tóxicos, material particulado e fortalecimento da conexão do usuário com a paisagem, desenvolvendo mais senso de pertencimento ao local, entre tantos outros benefícios”, elenca a nova diretora.

Há quase dois meses à frente do departamento, Fernanda já conduziu a execução de jardins em praças, pomar urbano em escolas, jardins em centros comunitários, restauração de áreas de descartes de lixo, entre outros.

“A presença do paisagismo mais sustentável já aparece nessas ações e vai continuar marcando presença na revitalização dos canteiros das principais avenidas da cidade, na extensão do paisagismo urbano para os bairros, nas ações do maior replantio de árvores de Maringá, no projeto Adote uma Praça e, claro, no Projeto do Maringá Encantada, que vai literalmente, encantar os maringaenses e visitantes, fomentando ainda mais o turismo e a economia da cidade toda”, revela.