Maringá supera marca de 10 mil vacinados e inicia nova etapa da campanha

Maringá superou a marca de 10 mil vacinados contra a covid-19 nesta quinta-feira (4) informou a Prefeitura Municipal.

Agora, a campanha de imunização na cidade entra em uma nova etapa nesta sexta-feira (5) ainda dentro da fase 1.

O vacinômetro, sistema lançado pela administração municipal para acompanhar o número de imunizados no município, chegou ao total de 10.093 vacinados após a aplicação de 257 doses do imunizante nesta quinta-feira. 

A partir desta sexta, nova parcela da população poderá receber a primeira dose de uma vacina contra o coronavírus.

São profissionais da área da saúde com mais de 70 anos, um subgrupo dentro da primeira fase de vacinação: trabalhadores em serviços ambulatoriais, hospitalares, farmácias, funerárias – que têm contato com cadáveres contaminados -,  cuidadores domiciliares, doulas, funcionários do setor administrativo, todos da na área da saúde e que tenham mais de 70 anos. 

Na primeira hora de vacinação desta nova etapa, os médicos estavam em peso na fila da vacina.

O primeiro a receber a dose foi o pediatra e médico do trabalho Carlos Alexandre Ferreira Silva, que aos 90 anos ainda está na ativa. “Passei pelo covid em setembro, não senti praticamente nenhum sintoma. Me sinto muito bem”, afirmou.

O oftalmologista Nelson Maimone, de 81 anos, disse que estava feliz em receber a dose da vacina, mas triste porque ainda não é possível imunizar toda a população. “Pelo menos é o primeiro passo para evitar a doença que é mortal para uma grande parcela da população”, considerou.

O neurologista Mauro Pedro da Cunha, de 77 anos, disse que a sensação é de euforia. “Nós estávamos esperando isso há muito tempo, é uma alegria muito intensa. [Estou] muito feliz em estar aqui, receber a primeira dose. Se Deus quiser isso vai se espalhar pelo Brasil inteiro e vai correr tudo muito bem. Nós precisamos de um 2021 diferente”.

A vacina que está sendo aplicada é a AstraZeneca, desenvolvida em parceria com a Universidade de Oxford. Não há uma estimativa de quantas pessoas se encaixam neste subgrupo. 

Na semana que vem, ainda dentro deste subgrupo, devem ser vacinados trabalhadores com idade entre 65 e 69 anos e abaixo disso na sequência. 

O secretário de Saúde Marcelo Puzzi disse que mais doses do imunizante estão a caminho de Maringá. “Ontem nós tivemos uma reunião com o diretor-geral da Sesa e ele nos deixou bem tranquilos porque chegará uma quantidade expressiva de doses para que a gente possa, pelo menos, continuar com as outras faixas etárias. Não será um grande número de doses, mas o suficiente para que a gente tenha um alívio maior com esses pacientes da área da saúde”, explicou.

De acordo com o secretário, a expectativa é que a partir de semana que vem novos públicos de outras faixas etárias possam começar a ser imunizados.

“A partir da semana que vem, a gente começará com 65 a 69 anos, depois de 60 a 65 anos. A gente fez toda uma programação, dia a dia, para que não haja aglomerações e a população seja bem atendida. A partir do momento que a gente vir que as vacinas estão chegando em lotes maiores, a gente vai fazer uma descentralização dessa vacinação e cada sociedade civil organizada vai nos ajudar para que isso possa ocorrer de forma organizada para que não haja tumulto e muito menos transmissão entre pessoas”, afirmou Puzzi.

A vacinação em Maringá começou em 19 de janeiro. 

Até o momento, o município recebeu 6.052 do primeiro lote da Coronavac, já utilizadas para imunização dos profissionais de saúde da linha de frente, mais quatro mil da vacina AstraZeneca e outras 1.100 doses do segundo lote da Coronavac.