Maringá adota nova estratégia de vacinação contra Covid-19 a partir desta terça

A Secretaria de Saúde de Maringá inicia a partir desta terça-feira, 16, a implementação da nova estratégia de vacinação contra a Covid-19, conforme determinado pelo Ministério da Saúde. A partir de agora, pessoas com 60 anos ou mais, imunocomprometidos, gestantes e puérperas (mulheres que tiveram filhos há até 45 dias) deverão receber uma dose semestral da vacina, seguindo o intervalo estabelecido. Adicionalmente, está previsto o reforço anual para alguns grupos prioritários, e a vacinação contra a Covid-19 será incorporada ao Calendário Básico de Vacinação Infantil.

O imunizante contra a Covid-19 será administrado anualmente para pessoas com 12 anos ou mais pertencentes aos grupos prioritários em 2024, tais como aqueles que vivem em instituições de longa permanência, indígenas, trabalhadores da saúde, pessoas com deficiência permanente, pessoas com comorbidades, pessoas privadas de liberdade, funcionários do sistema de privação de liberdade, adolescentes e jovens em medidas socioeducativas, e pessoas em situação de rua.

Quanto aos intervalos, aqueles que já receberam uma dose poderão receber o reforço em 2024 com um intervalo de 4 semanas da última aplicação. Para os que já foram vacinados com duas doses ou mais anteriormente, o intervalo a ser observado será de seis meses desde a última vacina para o reforço em 2024. Caso a pessoa nunca tenha se vacinado, deverá receber duas doses, com intervalo de 4 semanas, encerrando o esquema de 2024.

Os grupos que deverão receber uma dose da vacina contra a Covid-19 a cada seis meses em 2024 incluem pessoas com 60 anos ou mais, gestantes e puérperas acima de 12 anos, e imunocomprometidos. No caso de já terem recebido uma dose, o reforço poderá ocorrer em 2024 com intervalo de 4 semanas da última aplicação. Para aqueles que já receberam duas doses ou mais anteriormente, deverá ser respeitado um intervalo de seis meses desde a última vacina para o reforço em 2024.

Caso tenham 60 anos ou mais, ou sejam gestantes ou puérperas e nunca tenham se vacinado, deverão receber duas doses, com intervalo de 4 semanas, e uma dose de reforço após seis meses. Para os imunocomprometidos nunca vacinados, a recomendação é receber três doses, com intervalo de 4 semanas entre a primeira e a segunda dose, e 8 semanas entre a segunda e a terceira dose, além do reforço com bivalente após seis meses da última dose.

É importante destacar que, no momento, o Ministério da Saúde não recomenda a vacinação para a população em geral de 5 a 59 anos que não está inclusa nos grupos prioritários. Caso optem pela vacinação, poderão iniciar ou completar o esquema com apenas a 1ª e 2ª dose, respeitando o intervalo mínimo de quatro semanas entre as doses. No entanto, aqueles que já receberam ao menos duas doses não serão vacinados novamente.

Com a inclusão da vacina contra a Covid-19 no Calendário de Vacinação Infantil, crianças de seis meses a cinco anos incompletos poderão iniciar ou completar o esquema de vacinação. Para essa faixa etária, são recomendadas três doses, com intervalo de 28 dias entre a primeira e a segunda dose e 56 dias entre a segunda e a terceira. Não está previsto reforço anual para esse público, e as crianças que já receberam as três doses não serão vacinadas novamente.

A vacinação contra a Covid-19 continua sendo realizada em 34 Unidades Básicas de Saúde (UBSs), com horário estendido até às 20h30 nas UBSs Pinheiros e Quebec, e até às 19h30 na UBS Zona Sul. Para receber a vacina, é necessário apresentar documentos pessoais, CPF e carteirinha de vacinação.