Jandaia do Sul realiza megaoperação para fazer valer o toque de recolher

Na noite da última segunda-feira (22), equipes do Comitê de Enfrentamento ao Coronavírus, Corpo de Bombeiros, Vigilância Sanitária e Polícia Militar saíram às ruas de Jandaia do Sul para realizar uma megaoperação. O objetivo é fazer valer um decreto que estabelece o toque de recolher e obriga o fechamento de bares e lanchonetes a partir de 21h.

Segundo a assessoria de imprensa do município, muitos estabelecimentos foram multados por não estarem cumprindo as regras do decreto. As punições podem ocorrer para as empresas que não cumprirem horários e regras de higiene e não exigirem proteção para funcionários e consumidores, bem como para pessoas que gerarem aglomerações ou desrespeitarem o toque de recolher, tanto nos estabelecimentos, quanto na rua. Não usar máscara de contenção, por exemplo, também pode gerar penalidade administrativa.

O objetivo do toque de recolher, segundo o município, é conter o chamado Estágio 2 da contaminação, evitando que o número de casos se multiplique e a Covid-19 chegue a pessoas com saúde mais frágil. Até a noite da última terça-feira (23), Jandaia havia confirmado dez casos de Covid-19.

ESTÁGIO 2 – Segundo a Prefeitura de Jandaia do Sul, a maioria dos pacientes contaminados contraiu coronavírus fora do município. Com isso, a Saúde se prepara para o chamado Estágio 2, que é a contaminação comunitária – ou seja, quando pesssoas que residem na cidade passam a ser transmissoras da doença.