Hospital Universitário de Maringá tem 29 pesquisas sobre Covid-19 em andamento

O Hospital Universitário (HU) de Maringá tem 29 pesquisas sobre a Covid-19 em andamento.

O objetivo é entender como o vírus e suas variantes se comportam, avaliar os aspectos gerais e as consequências da doença, verificar a eficácia de medicamentos e entre outros.

As pesquisas estão sendo realizadas por docentes, multicêntricas, dissertações de mestrado, monografias de especialização ou residência, projetos de pós-doutorado, iniciação científica, de trabalho de conclusão de curso, e até patrocinadas, envolvendo profissionais, estudantes e professores da área da saúde.

Segundo o diretor de ensino, pesquisa e extensão, Celso Vataru Nakamura, o HUM desempenha um papel fundamental não só no atendimento a população para o tratamento da Covid-19, mas na realização de pesquisas sobre o tema. “É uma doença onde ainda é preciso conhecer melhor a sua fisiopatologia, o tratamento adequado e a sua prevenção, seja com a vacinação ou as medidas de contenção do vírus”, diz.

As Residências Médicas e as Multiprofissionais (Farmácia, Enfermagem, Análises Clínicas, Psicologia e Odontologia) vêm de encontro com esse objetivo. Além disso, programas de estágios obrigatórios e não obrigatórios, projetos de ensino e de extensão contribuem no desenvolvimento de pesquisas nos diferentes setores do HUM.