Golpista diz que realiza pesquisa sobre Covid-19 para o Ministério da Saúde na tentativa de clonar WhatsApp de empresário

A Polícia Civil investiga uma tentativa de golpe contra um empresário de Londrina.

O golpista se passa por funcionário do Ministério da Saúde, afirma que está fazendo uma pesquisa sobre o novo coronavírus para tentar clonar o número de WhatsApp da vítima.

Quando os golpistas pediram o número de seu WhatsApp o empresário, que sabia que era um golpe logo após a conversa começar, avisa ao criminoso que ele não conseguirá aplicar o golpe dessa vez e a ligação cai.

O criminoso queria clonar o WhatsApp do empresário utilizando os seis dígitos que ele enviou por mensagem de texto dizendo que era o número do protocolo do atendimento.

O empresário inventou seis números aleatórios e passou para o golpista.

O Ministério da Saúde informou que não faz agendamento de vacinação, não pede dados pessoais e nem envia qualquer tipo de código para os usuários do Sistema Único de Saúde (SUS).

Se a pessoa receber uma ligação como essa que foi feita ao morador de Londrina, a recomendação é não passar nenhum dado e, se possível, fazer uma denúncia à Polícia Civil na sequência. Se puder gravar a ligação e entregar o arquivo à polícia facilita a identificação dos golpistas.

“Não há comercialização da vacina. Não temos disponíveis todas as vacinas que são suficientes para imunizar os profissionais de saúde, então é importante que a população fique em alerta. Qualquer pedido para passar dados, comercialização de vacina, é golpe”, alertou o secretário de Saúde de Londrina, Felipe Machado.