Estátua em homenagem a Dom Jaime Luiz Coelho é inaugurada na Praça da Catedral de Maringá

A Prefeitura de Maringá, por meio da Secretaria de Cultura, realizou uma cerimônia na segunda-feira (25), para celebrar a memória do primeiro arcebispo da cidade, Dom Jaime Luiz Coelho, com a instalação de uma estátua na Praça da Catedral.

Dom Jaime Luiz Coelho foi uma figura fundamental na história de Maringá, contribuindo significativamente para o desenvolvimento religioso, social, político, econômico e cultural da região. A estátua, feita de bronze e pesando 275 quilos, possui 1,63 metros de altura, alcançando 4 metros com sua base. A obra foi criada pelo renomado escultor Edgar Duvivier, conhecido por seu trabalho em várias partes do Brasil.

Dom Jaime Luiz Coelho, nascido em 1916 em Franca, São Paulo, foi ordenado padre em 1941 e tornou-se o primeiro bispo da recém-criada Diocese de Maringá em 1956. Ele assumiu como arcebispo quando Maringá foi elevada à Arquidiocese em 1979, permanecendo nessa função até julho de 1997. Além de sua notável contribuição para a construção da Catedral Nossa Senhora Basílica, ele foi fundamental na educação, sendo o fundador da Faculdade Estadual de Ciências Contábeis, precursora da Universidade Estadual de Maringá (UEM), entre outras realizações.

Dom Jaime faleceu em 5 de agosto de 2013, deixando um legado duradouro que continua a ser valorizado e celebrado pela comunidade de Maringá.