Comitê Mulher da Sicredi Agroempresarial PR/SP  reúne mais de 300 mulheres em prol do Câncer

“Fazer junto é melhor do que fazer sozinho”. Você já deve ter ouvido essa frase em algum lugar, ou lido ela em um livro ou artigo de internet. Mas, e participar de um movimento que tem nessas palavras um diferencial que pode transformar vidas? No último sábado, as mulheres do Comitê Mulher da Sicredi Agroempresarial reuniram mais de 300 mulheres em um evento em prol do câncer em Apucarana-PR, no Clube de Campo Agua Azul.

Mas a participação delas neste encontro começou há mais de 60 dias, quando o hospital da Providência de Apucarana procurou o Sicredi para que fosse realizada uma pequena doação para auxiliar na construção de um Centro de Radioterapia na cidade, devido ao fato do hospital ter ganho da Itaipu Binacional uma máquina de radioterapia de última geração, que vai colocar o município como referência nacional no combate ao câncer.

Apresentada a proposta ao Comitê Mulher, as mais de 30 associadas que participam ativamente dos encontros abraçaram a causa e começar a buscar doações, nos valores de R$ 100,00 para o Hospital. O resultado foi informado no evento Eliza Step´s, encontro de mulheres cooperativistas, onde o Sicredi, através do Comitê Mulher passará a quantia de R$ 36.500,00 (trinta e seis mil e quinhentos reais) para o Hospital da Providência.

No encontro, as mulheres ouviram histórias de vida como a da síria Myria Tokmaji, refugiada Síria que mora hoje no Brasil e teve seus sonhos de adolescente apagados por conta da guerra e foi acolhida no Brasil para recomeçar sua vida. E de Gisely Almeida, colaboradora do Sicredi, que viu sua vida passar por uma transformação ao ser diagnosticada com câncer, meses antes de realizar seu grande sonho que foi o seu casamento.

As participantes do evento ainda puderam acompanhar uma palestra sobre empoderamento feminino, com a palestrante e escritora Helda Elaine. Ao longo do dia, houve ainda um bate papo sobre prevenção ao câncer de mama, através do Dr. Cristiano Argenti, oncologista do Hospital da Providência.

Para o presidente Agnaldo Esteves, da Sicredi Agroempresarial PR/SP, esta ação marca o início de um movimento que só tende a crescer ano após ano. “As cooperativas do sistema Sicredi, principalmente aqui no Paraná, estão se mobilizando para ter mais mulheres a frente em cargos de gestão e liderança e ações como essas, colocam o Comitê Mulher da Sicredi Agroempresarial em uma posição de destaque, mostrando a todos a força que o cooperativismo tem”, analisou o presidente.