Cambira assina contrato para implantação de usinas solares

O município de Cambira assinou na última semana um contrato para a implantação de duas usinas solares fotovoltaicas. 

A usina solar fotovoltaica (também chamada de parque solar ou central fotovoltaica) é um sistema de energia solar de grande porte projetado para a produção e venda de energia elétrica, responsável por fornecer energia em alta tensão para distribuição. 

A energia gerada nos parques solares de Cambira serão responsáveis por gerar uma economia na iluminação pública para os contribuintes e também para a gestão municipal, além de produzir uma eletricidade limpa, renovável e sustentável. 

No último ano, Cambira instalou iluminação de LED em toda a cidade, e agora segue em projeto para instalação das duas Usinas Fotovoltaícas com capacidade de geração de 75.000 watts cada. 

No campus da Unoeste, em Presidente Prudente, no estado de São Paulo, em menos de um ano de operação a Usina Solar Fotovoltaica produziu 4.278.916 kWh (quilowatt-hora) o que corresponde a uma economia de mais de R$ 2 milhões – 19% do investimento total. Além dos benefício econômicos, usina evitou a geração de mais de 2,3 toneladas de carbono. Para se ter uma ideia do que isso representa, esta quantidade de CO2 equivale às emissões geradas em mais de 1,3 milhão de quilômetros em transporte individual. E, para compensar este impacto seria necessário o plantio de mais de 17 mil árvores.

Anúncio feito pelo prefeito de Cambira.