Após festas, notificações da covid-19 voltam a subir em Maringá

Após as festas de fim de ano e as viagens de férias, os casos notificados de covid-19 voltaram a subir em Maringá.

A informação é da secretária interina de Saúde, Maria da Penha Marques Sapata.

De acordo com a secretária interina, o número de coleta de testes para a covid-19 aumentou, pelo menos três vezes, nesta semana em Maringá.

As equipes da Secretaria de Saúde estão estudando os dados, segundo Maria da Penha Marques Sapata.

“A gente tem percebido um aumento expressivo de casos novos por conta das pessoas que estão voltando para Maringá. Nos laboratórios já aumentou a procura nesta semana. Nós estamos analisando os dados ainda e fazendo todo um acompanhamento. No nosso serviço aumentou pelo menos três vezes o número que a gente vinha tendo anteriormente. Isso é coleta, não quer dizer que as pessoas estão doentes. Mas as coletas aumentaram. Ou são pessoas que chegaram e querem saber se pegou ou são pessoas que já estão com sintomas. A gente tinha uma média de 50 a 60 coletas e repentinamente passamos para 200 a 250”, explicou a secretária interina. 

De acordo com Maria da Penha Marques Sapata, os moradores que estão chegando de viagem precisam redobrar os cuidados com a higiene e se isolar por, pelo menos, 10 dias.

A recomendação é para que as pessoas mantenham o distanciamento para não espalhar a doença em caso de contaminação na viagem ou nas festas que frequentaram.

“As pessoas que saíram para as festas ou férias e que tiveram contato com outras pessoas que não são do convívio normal ou que tiveram em espaços com aglomeração a recomendação da Secretaria de Saúde é para que essas pessoas se resguardem um pouco do convívio com as demais. O mais importante seria ficar dez dias em isolamento. É importante se resguardar do contato com outras pessoas, principalmente pessoas idosas ou com doenças crônicas. As pessoas que precisam trabalhar que usem máscara e tomem todos os cuidados necessários”, explicou.