Ambulâncias com pacientes fazem fila em frente ao Hospital Universitário de Londrina

Na quinta-feira (28) várias ambulâncias precisaram aguardar em frente ao Hospital Universitário de Londrina.

Fotos feitas por um motorista de uma das ambulâncias registraram a fila de veículos parados em frente a entrada do Pronto-socorro do hospital .

Os pacientes aguardavam por uma vaga na ala da Covid-19.

O Hospital Universitário informou que a situação foi inédita.

A instituição informou que todos os dias chegam muitos pacientes contaminados, mas não em uma quantidade como a registrada na tarde de quinta-feira (28).

O autor das fotos, o condutor do Serviço de Atendimento Médico de Urgência (Samu) de Cambé, que fica na Região Metropolitana de Londrina, conta que nunca presenciou tanto veículos parados aguardando.

“Em 28 anos de serviço, todos os dias que chego no Hospital Universitário sempre tem uma ou outra ambulância aguardando, mas nunca precisei ficar em uma fila com sete ambulâncias na minha frente. Vemos tantas campanhas pedindo que a comunidade colabore, mas vemos que a população não tem essa conscientização”, disse Luiz Carlos Melo.

A superintendência do Hospital Universitário confirmou que ocorreu o problema, explicou que como estão recebendo muitos pacientes com suspeita ou confirmação de coronavírus as equipes precisam fazer o remanejamento de leitos o tempo todo.

Como chegaram muitos pacientes ao mesmo tempo na tarde de quinta-feira, o processo demorou mais do que o normal.

Todos os pacientes foram regulados pela Central Estadual de Regulação de Leitos e Rede de Urgência (SAMU), para atendimentos de alta complexidade, especialmente casos de Covid-19.

Na quinta-feira (28), o Hospital Universitário estava com 74% dos leitos de UTI específicos para Covid lotados e 76% dos leitos de enfermaria para Covid ocupados.

Na manhã desta sexta-feira (29), a taxa de ocupação de leitos de UTI para Covid é de 80% e de leitos de enfermaria específicos para atender casos da doença é de 67%.