16ª RS deve concluir primeira etapa de vacinação até quinta-feira

Os 17 municípios que fazem parte da 16ª Regional de Saúde (RS) de Apucarana devem concluir a primeira etapa da vacinação contra a Covid-19 nos próximos 3 dias.

De acordo com o Chefe da RS Altimar Carletto, a maioria dos municípios já alcançou mais de 90% de imunização, restando Apucarana e Arapongas, as duas maiores cidades da regional e que possuem hospitais de referência para tratamento do coronavírus, consequentemente, um maior número de profissionais para imunizar.

De acordo com o relatório atualizado de imunização, Apucarana aplicou, até o momento, 1.752 doses de vacina, 86,3% do total esperado.

Arapongas imunizou até o momento 1.495 pessoas, ou seja, 71% da meta para esta primeira fase.

“Do total de 6.700 doses recebidas pela 16ª RS, 5.370 já foram aplicadas, ou seja, a regional já imunizou cerca de 80% do público alvo. No final de semana, outras 640 doses da vacina CoronaVac foram enviadas pela secretaria estadual de Saúde para completar a imunização dos profissionais dos dois hospitais de referência da região, o que deve ser concluído até a próxima quinta-feira”, disse Carletto.

De acordo com ele, concluída a etapa de vacinação dos profissionais de saúde, idosos da região deverão começar a receber o imunizante.

“Estamos tendo algumas dificuldades em vacinar profissionais da área privada, mas penso que essa semana devemos resolver isso. Encerrada esta etapa, vamos começar a programar a vacinação dos idosos”, afirmou o Chefe da 16ª RS.

Pela 22ª Regional de Saúde (RS) de Ivaiporã, até o momento foram aplicadas 2.601 doses de vacinas, cerca de 90% da meta para a primeira fase da imunização.

De acordo com a Chefe da RS, Eleane Rother, o trabalho deve ser concluído em breve.

“Temos municípios da nossa RS que ainda não terminaram, um por surto nos vacinadores da UBS, outro porque na aldeia indígena não estão realizando imunização porque o enfermeiro do município que cuida está de férias, cada um com suas peculiaridades, mas em breve iremos concluir esta primeira etapa”, disse.