“Muita propaganda e pouca ação”

O deputado estadual Requião Filho (Partido dos Trabalhadores) voltou a criticar o governo do Paraná em entrevista à Agora FM. Nas palavras do parlamentar, a gestão atual, reeleita, é “muita propaganda e pouca ação”. Confira a seguir os principais trechos do bate-papo.

Agora FM: Nesta semana a Assembleia Legislativa do Paraná empossou os 54 deputados estaduais para a atual legislatura. Como você avalia essa transição?

Requião Filho: Veja, eu avalio toda transição como a chance de uma mudança pra melhor. Nós temos novos deputados na Assembleia, pessoas que entraram agora na política, algumas muito jovens, outras nem tanto. Eu espero que isso nos dê a chance de fazer a boa política e não a velha política. Já em relação ao governo, Ratinho Junior esteve na assembleia fazendo a leitura da sua mensagem pra esse próximo ano legislativo, e foi mais do mesmo. Uma leitura de um discurso muito parecido com o do ano passado, mencionando obras feitas com dinheiro do governo federal e do pedágio, então eu não vejo muitas melhorias, infelizmente, por parte do governador. Vai ser um pouco mais do mesmo que foi nos últimos quatro anos. É muita propaganda, na minha opinião, e pouca ação.

Você falou em pedágio. Como está esse assunto?

Nós estamos cobrando do governo federal uma posição firme e que seja condizente ao discurso que o presidente fez aqui no Paraná, falando de um pedágio de preço justo, preço baixo, com obras. Já o governador continua defendendo o modelo que ele criou junto do governo passado, um modelo que será mais caro amanhã do que foi ontem. Mas estamos cobrando do governo Lula que esse modelo seja revisto, para que, já que tem que implementar um pedágio no Paraná, o que eu particularmente sou contra, que seja pelo maior número de obras possíveis e pelo menor preço possível, sendo um preço justo pro Paraná. O modelo que eles querem colocar é na base do modelo mais caro, o qual eu discordo.

Há uma previsão de definição para esse assunto? O que o paranaense pode esperar?

Eu espero que seja esse ano, mas a impressão que eu tenho por parte do governo estadual é que o governo estadual na questão de estradas tá querendo “o quanto pior, melhor”, pra que as pessoas fiquem com saudade do pedágio e aceitem qualquer coisa. E nós vamos cobrar do governo federal uma decisão rápida. Infelizmente ainda não houve essa velocidade nas respostas que nós paranaenses esperamos, tanto nessa questão do pedágio quanto na venda da Copel.

Sobre essa privatização da Copel, qual sua opinião?

A Copel é praticamente dona do mercado, uma empresa que tem o monopólio e que foi criada para termos energia de qualidade, e num preço barato em todo o estado, levando o desenvolvimento pras regiões mais longínquas do nosso Paraná, porque é isso que a energia barata faz. Energia barata é mais indústria, é agro produzindo, é emprego. Essa ideia de privatização da Copel vai ser uma energia cara, com poucos investimentos e pouca gente ganhando muito lucro. Nós temos N situações de privatização que não deram certo, só aumentou o preço e caiu a qualidade do serviço. Esperamos que o governo federal revogue o decreto que facilita esse erro absurdo da privatização da Copel. Inclusive estamos vendo já, além da Copel, a Sanepar preparando mais um novo aumento na tarifa. O povo do Paraná não merece isso, não aguenta isso. Energia e água caras é igual a menos emprego, um custo maior pra toda a produção. Essas empresas [Copel e Sanepar] devem permanecer públicas.