“A única coisa que anda no Paraná, são compras de viaturas para que os deputados saiam bonitos na fotinha”, diz  Requião Filho

Texto de Sandro Gardel, especial para o Portal Agora

O deputado estadual Requião Filho, (MDB) concedeu entrevista na manhã da última sexta-feira (3), à Agora FM (87,9).  Entre os assuntos abordados na entrevista, ele falou sobre as assinaturas para a formação de uma CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) da segurança pública, Colégios Cívicos Militares do Paraná,  e também sobre sua  saída  do partido MDB.

Agora FM: A questão do pedágio, o projeto da concessão passou na Assembléia e  você votou contra. O que vem pela frente, deputado?

Requião Filho: O que vem pela frente é muito ruim. O novo modelo ninguém conhece, a gente conheceu o modelo híbrido com base no que foi apresentado para nós e disseram que houve mudanças, mas a mordaça ninguém viu. O que sabemos é de quinze novas praças e em algumas praças momentâneas, integral tarifário de 40%, um pedágio que será  mais caro no dia de amanhã, do que já é hoje.

Vocês tentaram uma demanda judicial para reprimir essa medida?

A Lei que veio para Assembléia é uma lei com defeitos formais legais absurdos, mas o desembargador que recebeu o pedido da liminar disse, “Não tem problema que as estradas são do Governador, ele faz o que ele quiser”. Eu, não concordo com desembargador, estamos recorrendo e espero que o pleno tome uma decisão mais voltada à Justiça e à legalidade ao povo do Paraná. Não é uma opinião pessoal do desembargador. 

Vocês estão tentando levantar assinaturas para a formação de um CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) que investiga irregularidades na área de segurança pública. Como está o andamento?

Pra fazer uma CPI, precisa de dezoito assinaturas e nós não temos as dezoito ainda, pois são dezoito deputados que precisão assinar. Só queremos saber o que esta acontecendo, “Porque as promoções da polícia não são efetivadas?”, “Porque os nossos policiais não conseguem ter condição de trabalho nas delegacias da Polícia Civil?”, “Porque o  estatuto da policia penal não vai pra frente e criminalista esta engavetado?”, tudo que tem  haver com segurança não anda no Paraná, a única coisa que anda, são compras de viaturas para que os deputados saiam bonitos na fotinha entregando uma chave.  Viaturas já temos o suficiente, podemos ter melhores, podemos e devemos, mas temos problemas muito mais sérios dentro da até de segurança do que carros novos. Temos problemas de cadeias super lotadas, policiais ganhado pouco, falta de condições de serviços para que seja bem feito. Então, queremos saber, “Onde, como e quando esta sendo gastado o dinheiro  da segurança do Paraná?”.

Outra questão que tem chamado atenção é  dos Colégios Cívicos Militares, que esta tendo algumas mudanças. Alguns policiais estão sendo retirados, e você, tocou neste assunto durante a semana, o que está acontecendo de fato, deputado?

Colégio Cívico Militar é uma grande propaganda  e uma péssima execução mais uma vez. A gente, já não concordava muito com o conceito, “Eu acho, que não é bem um conceito inteligente para escolas públicas, temos ótimos policiais, maravilhosos policias,  a galera da  reserva muito boa, mas os  197 Colégios  Cívicos Militares,  apenas 53 conseguiram entrar no formato Cívico Militar, Por quê? È tão ruim, que nem os polícias da reserva aceitaram, não gostaram e não temos policias suficientes para atender esse programa de Colégios Cívico Militares. Como eu disse, “O Governo mais uma vez  pensa na propaganda, pensa na notícia e não pensa da execução do planejamento, e esses  Colégios Cívicos Militares são mais uma amostra disso, tem bons policias em bons colégios,  temos também policias que não estão se adequando  a vida da educação  e criando problema  entre pais e alunos.

O seu pai, ex-governador do Paraná, Roberto Requião  e você, anunciaram a saída do MDB, diante de tudo que esta acontecendo  no partido aqui no Estado. O que já e certo sobre o destino político de vocês?

 O que é certo é que nós, não ficaremos no MDB, e que nós vamos fazer um trabalho para lançar uma candidatura de oposição  ao Governo Ratinho. Saímos do MDB, porque o MDB tem votado a  favor do pedágio o MDB tem negociado com o governo do Ratinho e esse não é o tipo de política do Requião.  O que não quer dizer que não temos um carinho pela base do Movimento Democrático Brasileiro. O MBD, aqui do Paraná, se  corromper pela cúpula, mas uma vez como tinha  feito em Brasília, e nós estamos fazendo esse processo. A  base do MDB, não quer o Ratinho, queremos escolher o melhor partido que encaixe com a boa política, que nos de condições de discurso de oposição e defender os interesses  do povo do Paraná. 

E essas manifestações programadas para a próxima terça-feira (7), qual a sua posição sobre elas, deputado? 

Se as pessoas estão indo para as ruas, comemorar a Independência do Brasil, por orgulho de ser brasileiro, acho ótimo. Agora, se estão indo para se colocar contra a democracia, a favor de um golpe, de um governo negacionista, eu não consigo entender. Eu, acho que a democracia pode não ser o melhor sistema do mundo, mas ela é o melhor sistema que nós temos, ditaduras, golpes, intervenções militares, isso nunca da certo para o povo, isso é muito bom sempre para o ditador, interventor  para um grupo de pessoas  de um povo que acaba perdendo sua liderança, verdade e chance de viver de escolhas. Então se você quer ir para as ruas  comemorar o Brasil acho ótimo, se você quer ir para as ruas pedir um golpe militar, você deveria procurar um bom professor de História e estudar um pouquinho do que foi esse golpe no Brasil, o fim da democracia é o fim da liberdade. Acabando o Regime democrático, que é o regime que representa  todos os brasileiros, porque pra isso que se chama democracia, a chance de ter uma opinião, acaba com as chances das pessoas.