Uso de máscara em local fechado deixa de ser obrigatório em Curitiba a partir desta terça

Na noite desta segunda-feira (28) a prefeitura de Curitiba anunciou um novo decreto que elimina a obrigatoriedade do uso de máscaras em ambientes fechados na capital, com exceções para locais que oferecem serviços de saúde.

De acordo com a prefeitura, a nova regra passa a valer a partir de 0h desta terça-feira (29), data em que Curitiba completa 329 anos.

A medida da prefeitura foi anunciada 12 dias depois da revogação da lei estadual e publicação de decreto pelo Governo do Paraná que desobrigou o uso de máscaras em locais abertos do estado.

Segundo a prefeitura, o uso de máscaras permanecerá obrigatório para pessoas com sintomas respiratórios, tanto em ambientes abertos, como fechados.

O documento estipula também o uso obrigatório em unidades de saúde, hospitais, farmácias, clínicas, consultórios e laboratórios.

De acordo com a prefeitura, a decisão foi tomada pelo Comitê de Técnica e Ética Médica da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), em reunião na segunda. Foram levados em consideração os indicadores epidemiológicos da semana de 22 à 28 de março.

Pela análise, o comitê concluiu que a pontuação da bandeira em Curitiba se manteve em 1,43, menor que na semana anterior, quando estava em 1,63.