Projeto prevê multa para quem não tomar 2ª dose contra Covid-19 sem justificativa médica, em Paranavaí

A estimativa do município é que pelo menos 50% da população de Paranavaí que tomou a 1ª dose de vacina contra o coronavírus esteja em atraso para tomar a 2ª dose.

Para tentar equilibrar a vacinação, o Executivo enviou à Câmara Municipal de Paranavaí um Projeto de Lei que prevê multa de R$ 1 mil e restrições aos serviços públicos a quem tomar a primeira dose e não procurar as unidades para completar o esquema vacinal.

O projeto deve ser discutido e votado na Câmara nas próximas sessões.

Não é justo deixar a segunda dose reservada e a pessoa não tomar, enquanto a população precisa se imunizar o mais rápido possível, explica o prefeito de Paranavaí, Delegado KIQ.

“O início de um projeto, que agora vamos tramitar na Câmara para fazer as adequações, mas o objetivo é equalizar a aplicação da segunda dose na cidade. As pessoas estão procurando os serviços de saúde pra tomar a primeira dose, mas não aparecem para tomar a segunda. Isso tem gerado um transtorno muito grande para a questão do planejamento da vacinação e, até mesmo para a logística, pois as doses estão separadas para a segunda dose e a gente fica com esse problema”, contou.

Segundo o prefeito, Paranavaí vacina em um dia o total de doses que chegam do Governo do Estado.