Produtores do Paraná têm até o dia 30 para atualizar rebanho

Conforme calendário da Agência de Defesa Agropecuária do Paraná (Adapar), a atualização dos rebanhos deve ser cumprida até o dia 30 de novembro. O procedimento é obrigatório para produtores de bovinos, búfalos, ovelhas, cabras, suínos, cavalos, jumentos, mulas, aves e peixes.  

Segundo a Adapar, para aqueles que não fizerem a atualização, pode haver complicações para obter a Guia de Trânsito Animal (GTA), que permite a movimentação de animais entre propriedades e para o abate nos frigoríficos ou granjas.

Os produtores podem fazer a atualização pelo site da Adapar, ou de forma direta por meio do link www.produtor.adapar.pr.gov.br/comprovacaorebanho. Outra opção é ir até Unidades Locais da Adapar, Sindicatos Rurais ou Secretarias Municipais de Agricultura.  

Após 30 de novembro, a GTA estará bloqueada para quem não estiver com o cadastro em dia. A atualização ocorre na hora, sem prejuízo da movimentação do rebanho. A partir de 1º de dezembro, o produtor estará sujeito a outras penalidades previstas na legislação, como a autuação e o pagamento de multa. A multa vai incidir sobre cada animal não declarado a partir de 1 UPF – Unidade Padrão Fiscal, que atualmente vale aproximadamente R$ 100,00 cada unidade.