Moradora de Matinhos registra raio no mar: “Se tivesse alguém na água, poderia ficar gravemente ferido”, alerta meteorologista

A moradora Midian da Cruz, que vive em Matinhos, no litoral do Paraná, registrou o momento e que um raio atingiu o mar durante uma chuva passageira na quinta-feira (28).

O meteorologista Fábio Luengo, da Somar Meteorologia, explicou sobre a importância de se proteger durante esse tipo de situação.

Segundo ele, se houvesse alguma pessoa na água no momento em que o raio caiu, poderia ter ficado gravemente ferida.

“Isso porque a água do mar é salgada, e o sal libera íons que, por sua vez, conduzem corrente elétrica. Então, mesmo se a pessoa tivesse em outro ponto do mar, poderia sentir a descarga elétrica”, explicou o meteorologista.

Luengo detalhou ainda que, se o raio tivesse atingido algum ponto da areia, seriam duas possibilidades: uma delas é a de que ninguém próximo do local ficaria ferido porque a a areia não conduz da mesma forma a descarga elétrica como o sal do mar, mas o raio poderia atingir alguém que estivesse na areia.

Se isso tivesse acontecido, o risco de ferimentos também seria grande.

Em caso de temporal com raios, orienta o meteorologista, é importante evitar ficar perto de cercas de arame, varais metálicos, trilhos e árvores isoladas e estruturas altas como torres, linhas telefônicas e linhas de energia elétrica.

Na praia, a melhor condição, segundo ele, é procurar abrigos como quiosques ou dentro do carro com os vidros fechados.