Morador do Paraná manda mensagem para vice-presidente dos EUA, acaba na mira do FBI e é preso

Um homem, morador da cidade de Juranda, cidade com sete mil habitantes na região noroeste do Paraná, está sendo investigado pelo FBI após ter enviado mensagens pelas redes sociais para a vice-presidente dos Estados Unidos, Kamala Harris.

Nas mensagens ele pedia a morte de servidores públicos da cidade de Ubiratã, localizada 20 quilômetros de distância de Juranda.

A Polícia Civil do Paraná foi acionada pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública no final de fevereiro. O FBI interceptou as mensagens e entrou em contato com o Brasil.

O delegado de Ubiratã, André Silva Dzindzik, explicou o caso. “Em 29 de fevereiro de 2024 a Polícia Civil do Paraná recebeu notícias de que um indivíduo, morador da cidade de Juranda, estaria mandando mensagem com conteúdo que incitaria o crime dirigida à vice-presidente dos Estados Unidos, solicitando que matassem todos os servidores públicos da cidade de Ubiratã. Imediatamente a polícia judiciária, com abrangência de todo o território nacional dos Estados Unidos, o FBI, interceptou essa mensagem, encaminhou para o instituto de cooperação internacional, ao Ministério da Justiça e Segurança Pública, para as providências cabíveis”, relatou.

Conforme o delegado, o suspeito tinha um mandado de prisão em aberto. “Foi repassado que o alvo possuía um mandado de prisão em aberto em virtude da prática do crime de furto. Nesse momento foi dado cumprimento a esse mandado e depois trazido o suspeito à delegacia para esclarecimentos quanto às situações sobre a possível incitação ao crime. O indivíduo foi preso e encaminhado ao sistema penal e será posteriormente apresentado à justiça para as providências cabíveis”, disse.

O suspeito será investigado por incitação ao crime.

Com informações do GMC Online