Governo do Paraná retira restrições e abre caminho para volta do Paranaense

O Campeonato Paranaense está com o caminho (parcialmente) aberto para a retomada, após o governador do Paraná, Ratinho Júnior (PSD), anunciar que o fim das medidas mais rígidas no estado, no combate ao coronavírus. A retirada das restrições acontece no mesmo dia que o Paraná registrou seu recorde de mortes por Covid-19, com 57 óbitos e 1.775 casos.

A nota do governo não trata especificamente sobre o futebol, mas o fim das restrições abre a possibilidade de que os jogos sejam realizados em algumas cidades neste fim de semana, com quer a Federação Paranaense de Futebol (FPF). As restrições foram mantidas por mais uma semana para a região do litoral, que afeta jogos em Paranaguá, casa do Rio Branco-PR.

Em Curitiba, o município informou que as medidas de bandeira laranja – mais restritivas – seguem até publicação de novo decreto. O entendimento da prefeitura é que clubes esportivos não podem realizar treinos, assim como estão proibidos eventos esportivos.

Vale lembrar, porém, que a decisão depende também das prefeituras e secretarias de saúde das cidades dos clubes envolvidos.

Para os dois casos, a FPF trabalha com um “plano B”, com a possibilidade de os clubes jogarem em cidades que autorizam os jogos, como Ponta Grossa, Cascavel e Cianorte. Há ainda um “plano C”, que é realizar os jogos dos times da capital na cidade de Joinville, distante cerca de 130 km de Curitiba.

Alguns clubes já se movimentam desde a última segunda-feira para receber os jogos, como o Cianorte, que enviou pedido a prefeitura para a partida contra o Operário-PR, prevista para o sábado, dia 18. O clube de Ponta Grossa também já tem organizada a sua viagem. Em Cascavel, a prefeitura também recebeu a autorização para o jogo contra o Rio Branco-PR.

A reportagem do GloboEsporte.com procurou o presidente da FPF, Hélio Cury, que disse que somente vai se pronunciar na quarta-feira. Ele disse que ainda precisa analisar o fim do decreto e seus desdobramentos.

Confira a tabela proposta pela Federação. Esse é, hoje, o plano A:

Quartas de final – ida (18 a 19 de julho)

Paraná Clube x Coritiba – Vila Capanema

Rio Branco-PR x FC Cascavel – Estradinha

Londrina x Athletico – Estádio do Café

Cianorte x Operário-PR – Albino Turbay

Quartas de final – volta (22 e 23 de julho)

Coritiba x Paraná Clube – Couto Pereira

FC Cascavel x Rio Branco-PR – Estádio Olímpico Regional

Athletico x Londrina – Arena da Baixada

Operário-PR x Cianorte – Germano Krüger

Semifinais

Jogos de ida: 26 de julho

Jogos de volta: 29 de julho

Finais

Jogo de ida: 2 de agosto

Jogo de volta: 5 de agosto

O Campeonato Paranaense está paralisado desde 15 de março, logo após a conclusão da primeira fase. PSTC e União Beltrão caíram para a segunda divisão. Cascavel CR e Toledo escaparam do rebaixamento, mas não conseguiram vaga nas quartas de final.

A Série A do Brasileirão está prevista para começar em 9 de agosto. A Série B e a Série C estão marcadas para um dia antes, em 8 de agosto. E a Série D deve iniciar em 6 de setembro.

A Copa do Brasil será retomada em 26 de agosto – o Paraná Clube recebe o Botafogo após derrota por 1 a 0 fora ainda em março. E a Libertadores, com o Athletico envolvido, deve voltar em 16 de setembro.