Em reunião com prefeitos da Amusep, Sesa explica distribuição de vacinas

Nesta quarta-feira (11) a Sesa, Secretaria de Estado da Saúde, reuniu prefeitos e secretários municipais de saúde da Associação dos Municípios do Setentrião Paranaense (Amusep) para falar sobre o esquema de distribuição das vacinas.

Antes mesmo de Maringá acionar a justiça alegando má distribuição de doses da vacina contra a Covid-19 no município outras cidades da região alegaram antes que Maringá estaria recebendo mais doses do que as outras, isso explica o enorme avanço na campanha de vacinação da cidade.

A Amusep chegou a criar uma comissão para acompanhar o andamento da vacinação.

O prefeito de Ângulo e presidente da Amusep, Rogério Bernardo, disse que a Sesa explicou que as vacinas estão sendo distribuídas de modo a que todas as cidades atinjam juntas o percentual de 80% da população imunizada, mesmo que isso não signifique vacinar a mesma faixa etária.

“Foi apresentado um balanço pela Sesa […] em que a gente pode entender como que, realmente, está sendo esta distribuição e pelo fato de alguns municípios terem questionado a questão da distribuição. Ocorre que desde as últimas quatro remessas que vieram de vacina, essas remessas tiveram o objetivo de tentar equalizar todos os municípios em questão de percentual, e, não, em questão de faixa etária”, explica Bernardo.

“Hoje, os municípios, quase que na sua totalidade dentro da Amusep, está entre 77/78 quase 79% da população vacinada. Isso quer dizer que todos estão na mesma […] proporção de vacinação. A faixa etária pode variar um pouco porque tem um determinado município que tem mais pessoas dentro daquela faixa etária, mas o percentual de vacinados está sendo praticamente igual para todos”, complementou ele.

“A partir de que todos os municípios atingirem o percentual de 80%, a distribuição passa a ser por base dos não-vacinados”, disse o prefeito de Ângulo.

Das 30 cidades da Amusep, 23 prefeitos participaram da reunião, os demais municípios foram representados por secretários de Saúde.