Covid-19 coloca em risco 8% do eleitorado no Paraná

De acordo com o TSE(Tribunal Superior Eleitoral), nas eleições deste ano o Paraná terá mais de 686 mil eleitores com idade superior a 70 anos aptos para votar nas eleições municipais em novembro.

O estado possui cerca de 8,1 milhões de eleitores, e desse número  8,4% fazem parte do grupo de risco da Covid-19. Mesmo não sendo obrigados a votar, mais de 40% dos idosos com 70 anos ou mais participam das eleições no Paraná desde 2014, quando os números de abstenções por faixa etária começaram a divulgados.

Nas eleições deste ano, a taxa de abstenções por faixa etárias tende a aumentar devido ao grave que risco que essa população acima dos 70 anos sofre. Sendo assim, segundo o tribunal os eleitores que quiserem votar podem comparecer ás seções eleitorais desde que cumpram os protocolos sanitários estabelecidos para estas eleições.

Entre as recomendações, estão:

  • Não sair de casa se apresentar febre ou outros sintomas.
  • Manter distância mínima de 1 metro das outras pessoas em filas, ônibus e locais de votação.
  • Se possível, comparecer sozinho ao local de votação.
  • Permanecer nos locais de votação apenas o tempo suficiente para votar.
  • Usar máscara desde o momento que sair de casa até a volta. Higienizar as mãos com álcool gel antes e depois de votar.
  • Se possível, levar uma caneta própria para assinar o caderno de votação.
  • Mostrar documento oficial com foto esticando os braços em direção ao mesário, respeitando o distanciamento.

De acordo com o TSE, as regras foram  elaboradas com a ajuda de médicos dos hospitais Albert Einstein, Sírio Libanês e Fiocruz.

 

 Para os eleitores dentro da faixa etária de 60 a 69 anos, apesar de fazerem parte do grupo de risco da Covid-19, o voto é obrigatório. Portanto, para minimizar os riscos, o TSE estipulou o horário de votação das 7h ás 10h como preferencial para as pessoas com mais de 60 anos.