Comerciantes paranaenses esperam aumento nas vendas de Dia dos Pais

Pesquisa da Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Paraná (Faciap), produzida pelo Grupo Datacenso, aponta que os comerciantes paranaenses esperam crescimento de 8% nas vendas de Dia dos Pais em relação ao mesmo período do ano passado, sendo os maringaenses os mais otimistas, com expectativa de aumento de 11%. O levantamento foi realizado entre 20 e 24 de julho junto a 500 consumidores e 500 comerciantes das regiões de Curitiba e Região Metropolitana, Maringá, Londrina, Cascavel (e Foz do Iguaçu), Ponta Grossa, Guarapuava e Francisco Beltrão (e Pato Branco).

Conforme a pesquisa, os consumidores paranaenses deverão gastar, em média, R$ 174,50 no presente, sendo R$ 169,11 o tíquete médio dos maringaenses. Na cidade, a lista de presentes é liderada por roupas/calçados, perfume/cosméticos e artigos esportivos. As lojas físicas de rua e de shopping serão as preferidas dos paranaenses, com 66% – em Maringá o índice sobe para 73%.

Quanto às expectativas para os próximos meses, oito de cada dez comerciantes paranaenses se dizem animados e esperançosos com o rumo dos negócios. Porém, quando questionados sobre as expectativas para a economia do país, 49% demonstraram preocupação. Ainda assim, o Índice de Confiança do Comerciante, que varia de 0 a 200 pontos, ficou em 157 pontos, indicando otimismo por parte dos lojistas e acima da pesquisa feita antes do Dia dos Namorados, com 134 pontos.

A margem de erro das pesquisas é de 4% e o grau de confiança é de 95%